Cientistas dizem que o cheiro da comida pode fazê-lo engordar

SXC

-

Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, revela que o cheiro da comida tem um efeito no metabolismo dos humanos, podendo ser um dos fatores que faz engordar.

“Este artigo é um dos primeiros estudos que realmente demonstra que se manipularmos as entradas olfativas conseguimos alterar a forma como o cérebro percebe o equilíbrio energético e regular esse equilíbrio”, afirmou Céline Riera, do Centro Médico de Cedars-Sinai, em Los Angeles.

Os especialistas realizaram uma experiência na qual utilizaram a terapia genética para destruir os neurônios olfactivos nos narizes de três camundongos adultos, de modo a que os animais que perdessem temporariamente a habilidade de cheirar.

Depois, foi possível observar que os animais obesos que perderam o sentido olfativo também perderam peso. Além disso, os camundongos com um olfato “melhorado” ficaram ainda mais gordos do que aqueles com o olfato normal.

O estudo publicado na revista Cell Metabolism aponta para uma ligação entre o sistema olfativo e partes do cérebro que regulam o metabolismo, especificamente o hipotálamo, embora os circuitos neurais ainda sejam desconhecidos.

Apesar de não conseguirem explicar esta ligação, os cientistas sugerem que o cheiro da comida “avisa” o cérebro da refeição que a pessoa vai comer, pondo o metabolismo em modo de descanso e fazendo com que se armazene mais gordura.

Os cientistas observaram ainda que as cobaias e os seres humanos são mais sensíveis aos cheiros quando estão com fome do que após terem comido, por isso “a falta de cheiro pode fazer com que o corpo pense que já comeu“.

“Os sistemas sensoriais têm um papel fundamental no metabolismo. O aumento de peso não ocorre apenas devido às calorias consumidas, também está relacionado à forma como as calorias são entendidas”, disse o principal autor do estudo, Andrew Dillin.

No entanto, a perda de cheiro dos camundongos foi acompanhada por um grande aumento nos níveis da hormona Noradrenalina, que é uma resposta ao estresse ligada ao sistema nervoso simpático. Nos seres humanos, o aumento deste hormônio pode provocar um ataque cardíaco.

“Se conseguirmos validar este fenômeno em humanos, talvez possamos criar algum tipo de medicamento que não interfere com o olfato, mas que bloqueia os circuitos metabólicos. Isso seria incrível”, destacou Dilin.

Segundo o especialista, também poderia ser possível “impedir o olfato” de certas pessoas durante alguns meses e deixar que os neurônios olfatórios voltem a crescer depois de o metabolismo estar regulado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …