Em resposta ao jogo Baleia Azul, “Baleia Rosa” promove desafios em prol da vida

Com o aumento dos casos de jovens arriscando suas vidas no jogo da Baleia Azul, uma iniciativa criada por usuários brasileiros faz justamente o contrário: promover desafios de valorização da vida através da página Baleia Rosa.

Lançada no último dia 13, a fan page já conta com mais de 110 mil curtidas, e propõe uma corrente do bem entre os internautas, que precisam cumprir determinadas tarefas, como postar uma foto usando uma roupa que te faça sentir bem, fazer carinho em alguém, se olhar no espelho e agradecer por tudo o que tem, entre outras atividades.

As pessoas também precisam compartilhar uma imagem nos comentários do desafio do dia para provar que completaram as missões. Até o momento, são 23 desafios disponíveis na página.

O projeto foi criado por um designer e uma publicitária paulistas que trabalham juntos. Eles preferem não se identificar e afirmam ter recebido muitas mensagens de crianças e adolescentes pedindo ajuda. Por isso, a dupla buscou uma psicóloga, que agora está respondendo esses usuários, além de enviar o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) para quem está buscando ajuda.

“Eu vi essa história da baleia azul e pensei em fazer alguma coisa ligada ao desafio, só que 100% voltada para o bem. Queríamos mostrar que a internet também tem forças para fazer coisas positivas. Estamos alertando as crianças para não entrarem nesses tipos de grupo, é muito perigoso”, disseram os criadores.

“Também estamos procurando um caminho profissional porque estamos falando com pessoas que estão passando por situações muito difíceis e queremos arrumar uma forma de ajudar. O nosso pensamento é continuar recebendo mensagens e ajudando como der”, acrescentaram.

A página é uma resposta ao perigoso jogo da Baleia Azul. O fenômeno surgiu na Rússia, de onde se espalhou rapidamente e já foi associado a 130 casos de suicídio em todo o mundo. O jogo viral consiste em completar 50 desafios, sendo um por dia, que são distribuídos por um “mentor” em grupos fechados nas redes sociais.

Os objetivos iniciais são simples, como assistir a um filme de terror sozinho ou desenhar uma baleia num pedaço de papel, mas as tarefas ficam mais sérias e macabras conforme mais atividades forem sendo completadas: desde subir no alto de um telhado ou edifício até tatuar uma baleia no braço com uma faca. O desafio de número 50, o último, é o suicídio.

No Brasil, pelo menos três estados registraram casos em que jovens estão envolvidos no Baleia Azul alguns chegaram a tirar a própria vida.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Ela tinha medo do coronavírus': exame confirma que mulher morreu por covid-19 após festa

Um exame confirmou que a aposentada Maria Salete Vieira, de 60 anos, morreu em decorrência da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Ela começou a apresentar sintomas dias após participar de uma festa em família …

Solução? Cientistas criam vírus que poderia ser capaz de combater a COVID-19

Cientistas dos EUA realizam experimentos com ratos infectados com o coronavírus MERS que permitiriam obter solução eficiente no combate à COVID-19. Até o momento não existe uma vacina que possa proteger as pessoas de infecções provocadas …

Bernie Sanders desiste de concorrer à presidência dos EUA

Senador abandona disputa pela indicação democrata à Casa Branca após série de derrotas nas primárias. Decisão abre caminho para que o ex-vice-presidente Joe Biden seja adversário de Trump nas eleições de novembro. O senador Bernie Sanders …

Antártida: geleira está se tornando o cânion mais profundo do mundo e isso é péssimo

Recentemente cientistas anunciaram a descoberta de algo absolutamente desconhecido e sem precedentes: um cânion de gelo com 3,5 quilômetros abaixo do nível do mar, confirmado como nada menos que o ponto mais profundo da superfície …

OMC prevê cenário sombrio para o comércio global e Brasil será bastante atingido

Sob o impacto da pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Comércio (OMC) prevê um cenário sombrio para o comércio global este ano. A expectativa é de uma queda vertiginosa que pode chegar …

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …