Mulheres dividem lições de vida fundamentais compreendidas apenas aos 40 anos

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Amadurecer enquanto ser humano não costuma ser um processo fácil. Leva tempo, reflexão e muito trabalho interno para entender ao menos algumas questões que nos afligem ao longo da vida.

Uma usuária do Twitter (@GayatriiM) resolveu perguntar às suas seguidoras mulheres com mais de 40 anos que tipo de lições de vida elas demoraram a aprender. As respostas foram inspiradoras.

“Eu aprendi que os sacrifícios que você faz pelos outros são superestimados. No fim das contas, você vai ser responsabilizado pelas suas escolhas, especialmente por aqueles que você cuja parcela de responsabilidades você assumiu”, escreveu a criadora da thread.

“Eu tenho menos de 40 anos, mas já nesta idade aprendi que não é necessário que você ‘ateie fogo em si’ para manter as outras pessoas aquecidas. Sua vida é sua, não a desperdice tentando ser o que os outros esperam que você seja. Não sacrifique sua felicidade para fazer todos felizes“, escreveu a usuária @geetanjali_chd.

Talvez o amanhã não exista. Não deixe para fazer coisas que você quer fazer mais tarde. Faça-as agora“, colocou @DebeshiGooptu.

Muitas mulheres escreveram sobre tomar decisões pensando primeiro em você e depois nos outros. Não como uma atitude egoísta no sentido ruim, mas uma atitude de amor próprio de quem toma as rédeas da própria vida para buscar sua felicidade pessoal.

Veja outros conselhos dados por mulheres na casa dos 40 anos:

“Você vai ser condenada pelas escolhas que fizer. Então faça aquelas que te deixem feliz“, @Shivangiyadav.

Cuidado com a exploração emocional sutil travestida em palavras de aprovação ou censura. A maioria das pessoas que o critica não consegue lidar com metade das coisas que você faz. Não se sinta obrigado a continuar com hábitos que sufocam sua existência“, @namitaj68.

“Duas lições que têm a ver: priorize as suas necessidades porque ninguém mais vai fazer isso por você. Não gaste tempo tentando se explicar para todo mundo. A maioria das pessoas que querem te questionar na verdade não tem nenhuma autoridade moral para fazer isso“, @nuts2406.

“Estabelecer limites logo no começo ajuda. Revisar esses limites na medida em que você se sente confortável é perfeitamente ok“, @abhijitaserene.

“Sempre que puder, caminhe com respeito próprio e dignidade pessoal. Amor próprio é mais importante do que a opinião dos outros sobre você“, @Madhuribanerjee.

“Colocar a maternidade em um pedestal é na verdade uma gaiola do patriarcado“, @SoulVersified.

Seja gentil e bondosa com você mesma. E tudo bem você se priorizar”, @lakshmisharath.

“Não se apresse para ajudar ninguém só porque você compreende a dor do outro e quer protegê-lo ou cuidar dele. A não ser que te peçam isso. É muito difícil agir dessa forma, mas se lembrar constantemente de esperar, ajuda“, @ashjjkk.

“Eu ainda estou com 30 e poucos, mas gostaria de acrescentar que saber e entender aquilo que te irrita é o que te controla. Não deixe qualquer pessoa ou qualquer coisa ter esse poder sobre você”, @priyasometimes.

“Eu aprendi que nós temos que nos proteger da exploração emocional feita por aqueles com quem nós nos importamos. Coloque as mesmas regras para todo mundo, independentemente da idade, posição na família ou fora dela e gênero. Tenha tempo para você“, @mona1961talks.

Você precisa ser sua prioridade, financeiramente independente e segura. Ninguém mais vai se importar tanto com você“, @rach_aha.

“Ainda não tenho 40, mas, quando falamos sobre a vida, tenha sempre um plano B“, @chekla.

“Não importa quão boas as suas intenções eram, você será abusada, culpada e traída por aqueles que fugiram de suas responsabilidades enquanto você fazia o que deveria ser feito, não só a sua parte como a deles também“, @Ambreenzaidi.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …