Mulheres dividem lições de vida fundamentais compreendidas apenas aos 40 anos

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Amadurecer enquanto ser humano não costuma ser um processo fácil. Leva tempo, reflexão e muito trabalho interno para entender ao menos algumas questões que nos afligem ao longo da vida.

Uma usuária do Twitter (@GayatriiM) resolveu perguntar às suas seguidoras mulheres com mais de 40 anos que tipo de lições de vida elas demoraram a aprender. As respostas foram inspiradoras.

“Eu aprendi que os sacrifícios que você faz pelos outros são superestimados. No fim das contas, você vai ser responsabilizado pelas suas escolhas, especialmente por aqueles que você cuja parcela de responsabilidades você assumiu”, escreveu a criadora da thread.

“Eu tenho menos de 40 anos, mas já nesta idade aprendi que não é necessário que você ‘ateie fogo em si’ para manter as outras pessoas aquecidas. Sua vida é sua, não a desperdice tentando ser o que os outros esperam que você seja. Não sacrifique sua felicidade para fazer todos felizes“, escreveu a usuária @geetanjali_chd.

Talvez o amanhã não exista. Não deixe para fazer coisas que você quer fazer mais tarde. Faça-as agora“, colocou @DebeshiGooptu.

Muitas mulheres escreveram sobre tomar decisões pensando primeiro em você e depois nos outros. Não como uma atitude egoísta no sentido ruim, mas uma atitude de amor próprio de quem toma as rédeas da própria vida para buscar sua felicidade pessoal.

Veja outros conselhos dados por mulheres na casa dos 40 anos:

“Você vai ser condenada pelas escolhas que fizer. Então faça aquelas que te deixem feliz“, @Shivangiyadav.

Cuidado com a exploração emocional sutil travestida em palavras de aprovação ou censura. A maioria das pessoas que o critica não consegue lidar com metade das coisas que você faz. Não se sinta obrigado a continuar com hábitos que sufocam sua existência“, @namitaj68.

“Duas lições que têm a ver: priorize as suas necessidades porque ninguém mais vai fazer isso por você. Não gaste tempo tentando se explicar para todo mundo. A maioria das pessoas que querem te questionar na verdade não tem nenhuma autoridade moral para fazer isso“, @nuts2406.

“Estabelecer limites logo no começo ajuda. Revisar esses limites na medida em que você se sente confortável é perfeitamente ok“, @abhijitaserene.

“Sempre que puder, caminhe com respeito próprio e dignidade pessoal. Amor próprio é mais importante do que a opinião dos outros sobre você“, @Madhuribanerjee.

“Colocar a maternidade em um pedestal é na verdade uma gaiola do patriarcado“, @SoulVersified.

Seja gentil e bondosa com você mesma. E tudo bem você se priorizar”, @lakshmisharath.

“Não se apresse para ajudar ninguém só porque você compreende a dor do outro e quer protegê-lo ou cuidar dele. A não ser que te peçam isso. É muito difícil agir dessa forma, mas se lembrar constantemente de esperar, ajuda“, @ashjjkk.

“Eu ainda estou com 30 e poucos, mas gostaria de acrescentar que saber e entender aquilo que te irrita é o que te controla. Não deixe qualquer pessoa ou qualquer coisa ter esse poder sobre você”, @priyasometimes.

“Eu aprendi que nós temos que nos proteger da exploração emocional feita por aqueles com quem nós nos importamos. Coloque as mesmas regras para todo mundo, independentemente da idade, posição na família ou fora dela e gênero. Tenha tempo para você“, @mona1961talks.

Você precisa ser sua prioridade, financeiramente independente e segura. Ninguém mais vai se importar tanto com você“, @rach_aha.

“Ainda não tenho 40, mas, quando falamos sobre a vida, tenha sempre um plano B“, @chekla.

“Não importa quão boas as suas intenções eram, você será abusada, culpada e traída por aqueles que fugiram de suas responsabilidades enquanto você fazia o que deveria ser feito, não só a sua parte como a deles também“, @Ambreenzaidi.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O Yellow Submarine da vida real está disponível para aluguel no Airbnb

O Submarino Amarelo nasceu em uma simpática canção de Paul McCartney de 1966, virou um longa de animação estrelado pelos Beatles em 1968, e agora, passadas mais de cinco décadas, se transformou em uma apartamento …

"O Iraque estará sempre comigo", diz papa ao fim de visita histórica ao Oriente Médio

O Papa Francisco concluiu sua histórica visita ao Iraque neste domingo (7) com uma missa diante de milhares de fiéis no norte do país devastado pelos jihadistas, conclamando os cristãos que ainda estão no …

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …