A casa foi pensada para poder abrigar astronautas que visitam o planeta e precisam passar algumas semanas no local.
A NASA apresentou um modelo conceitual de casas para Marte. O projeto foi executado por especialistas do “Langley Research Center”, da agência espacial norte-americana, em conjunto com designers e arquitetos.
O projeto foi denominado “Mars ice home”. A estrutura, conforme o nome já sugere, é feita de gelo.
A casa foi pensada para poder abrigar astronautas que visitam o planeta e precisam passar algumas semanas no local. O engenheiro Kevin Vipavetz, que está envolvido no projeto, disse que a equipe avaliou muitas ideias, porém, a casa de gelo parecia a mais sensata considerando as condições.
A casa lembra uma grande cápsula, que pode ser inflada e cheia com água que se torna gelo. De acordo com a agência, a técnica protege do calor excessivo no planeta e dos raios de radiação.
A ideia é que os robôs preencham as câmaras com água para formar uma capa protetora e que, além disso, pode ser não só convertida em combustível para veículos marcianos como também armazenada em compartimentos para ser usada por equipas seguintes.
Como a água é composta por hidrogênio, é um excelente material de proteção contra a intensa radiação cósmica, que pode causar danos às células e que, por sua vez, aumenta o risco de cancro e outras doenças.
Outra vantagem é o facto de o gelo permitir a passagem da luz, o que contribui para que o relógio biológico dos astronautas não seja afetado.
A pesquisadora Sheila Ann Thibeault disse que tudo foi um grande desafio, principalmente para encontrar um material que pudesse fornecer todas as proteções.
Conforme ela, os materiais precisam suportar anos de uso e ainda ser resistente aos raios, bem como partículas carregadas e tempestades de areia.
Ciberia // Oficina da Net