Conhecida por seus inúmeros fiordes e ilhas montanhosas, a Noruega está pronta para construir o primeiro túnel do mundo para barcos a fim de facilitar o tráfego marítimo. Este túnel pode se tornar uma ponte de interesse turístico.
Depois da revisão minuciosa do projeto durante décadas, a Noruega parece finalmente estar disposta a financiá-lo, relata a emissora norueguesa NRK.
Nesta semana, o governo norueguês e os partidos afiliados prometeram viabilizar verba para execução do projeto ambicioso, que utilizará uma parte dos 367 bilhões de reais, destinados a obras públicas de transporte do país.
Segundo o político norueguês Bjorn Lodemel, esse dia é “histórico”.
“O túnel vai permitir fazer viagem segura em torno da península de Stad, criando uma base para o desenvolvimento industrial da região e tornando a região um ponto turístico mundial”, disse Bjorn Lodemel à NRK.
O túnel de 45 metros de altitude, 36 metros de largura e 1,7 km de extensão será o primeiro do mundo em rocha sólida que pode acomodar navios de até 16.000 toneladas.
Mesmo que o túnel de Stad não minimize em horas o trajeto em relação a uma rota em torno da península, a construção não será em vão. A península de Stad é conhecida pelo seu mau tempo e pelas tormentas que criam obstáculos para o tráfego marítimo.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, nessa área foram registrados 46 acidentes e 33 mortos. A primeira proposta da construção foi apresentada em 1874, sendo guardada em uma caixa por um século.
// Sputnik News