Lugar onde “nasceram os deuses” revela segredos e riquezas

Em 2003, sob a Pirâmide da Serpente Emplumada, nas ruínas da cidade pré-hispânica de Teotihuacán, no México, foi encontrado um túnel.

Como os pesquisadores revelaram mais tarde, a construção subterrânea, que permaneceu intocada por cerca de 1.800 anos, abrigava milhares de tesouros extraordinários, que tinham sido deixados como oferendas rituais aos deuses. Alguns dos artefatos atualmente são exibidos no museu de Belas Artes, Young’s Fine Arts Museum, em São Francisco (EUA).

O túnel foi encontrado por acaso pelo arqueólogo mexicano Sergio Gómez Chávez que, após dias de chuvas fortes, percebeu que ao pé da Pirâmide da Serpente Emplumada havia aparecido um buraco, representando perigo para os turistas. Investigando o buraco de perto, o cientista percebeu que era um túnel de perfeita forma cilíndrica.

Gómez Chávez, citado pelo jornal The Guardian, disse que no fundo do túnel este viu uma antiga passagem subterrânea. A passagem era tão longa como um campo de futebol, e em seu outro extremo havia três câmaras cheias de riquezas impressionantes.

​Os objetos encontrados incluíram dentes de crocodilo de pedra verde, cristais em forma de olho e esculturas de jaguares prontos para atacar. Ainda mais notável era uma paisagem montanhosa em miniatura encontrada 17 metros debaixo da terra. A obra representava pequenas piscinas de mercúrio líquido simbolizando lagos.

​​​Além do mais, foi descoberto que as paredes do túnel foram cuidadosamente impregnadas com pirita pulverizada ou ouro artificial. Isso foi feito para criar o efeito de uma galáxia de estrelas iluminada à luz do fogo.

No final do túnel, a equipe de Gomez Chavez descobriu quatro estátuas de pedra verde, que agora fazem parte das amostras mais notáveis da exposição de São Francisco. Os pesquisadores acreditam que as figuras podem representar os xamãs fundadores de Teotihuacán, que guiavam os peregrinos ao lugar sagrado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …