Lugar onde “nasceram os deuses” revela segredos e riquezas

Em 2003, sob a Pirâmide da Serpente Emplumada, nas ruínas da cidade pré-hispânica de Teotihuacán, no México, foi encontrado um túnel.

Como os pesquisadores revelaram mais tarde, a construção subterrânea, que permaneceu intocada por cerca de 1.800 anos, abrigava milhares de tesouros extraordinários, que tinham sido deixados como oferendas rituais aos deuses. Alguns dos artefatos atualmente são exibidos no museu de Belas Artes, Young’s Fine Arts Museum, em São Francisco (EUA).

O túnel foi encontrado por acaso pelo arqueólogo mexicano Sergio Gómez Chávez que, após dias de chuvas fortes, percebeu que ao pé da Pirâmide da Serpente Emplumada havia aparecido um buraco, representando perigo para os turistas. Investigando o buraco de perto, o cientista percebeu que era um túnel de perfeita forma cilíndrica.

Gómez Chávez, citado pelo jornal The Guardian, disse que no fundo do túnel este viu uma antiga passagem subterrânea. A passagem era tão longa como um campo de futebol, e em seu outro extremo havia três câmaras cheias de riquezas impressionantes.

​Os objetos encontrados incluíram dentes de crocodilo de pedra verde, cristais em forma de olho e esculturas de jaguares prontos para atacar. Ainda mais notável era uma paisagem montanhosa em miniatura encontrada 17 metros debaixo da terra. A obra representava pequenas piscinas de mercúrio líquido simbolizando lagos.

​​​Além do mais, foi descoberto que as paredes do túnel foram cuidadosamente impregnadas com pirita pulverizada ou ouro artificial. Isso foi feito para criar o efeito de uma galáxia de estrelas iluminada à luz do fogo.

No final do túnel, a equipe de Gomez Chavez descobriu quatro estátuas de pedra verde, que agora fazem parte das amostras mais notáveis da exposição de São Francisco. Os pesquisadores acreditam que as figuras podem representar os xamãs fundadores de Teotihuacán, que guiavam os peregrinos ao lugar sagrado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Não existe gene gay”, afirma estudo genético feito com meio milhão de DNAs

Como ser baixo ou alto, mais ou menos inteligente, o fato de amar homens ou mulheres não é definido por um único gene, mas por várias regiões do genoma e, como qualquer aspecto humano complexo, …

Este projeto social está buscando 7 pessoas para viajar o mundo com tudo pago

A empresa portuguesa YourBestLife está recrutando sete pessoas para viajar o mundo realizando trabalhos de impacto social com tudo pago. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem se candidatar pessoas que …

Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento

Nenhuma pessoa está livre do tempo: seja um jovem, uma criança, um recém-nascido ou um adulto em idade madura, todo mundo irá envelhecer e sentir os efeitos desse processo. Essa é uma verdade incontestável em qualquer …

Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local …

Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha. Seis anos após divulgar …

Visita de objeto interestelar intriga comunidade científica

  O objeto interestelar foi detectado por um astrônomo amador, e desde então o visitante passou a intrigar a comunidade científica. Gennady Borisov, astrônomo amador, utilizou um telescópio que ele mesmo construiu para avistar o objeto. Sua …

Homem morto há 22 anos é encontrado com ajuda do Google Earth

Os restos mortais de um homem desaparecido há duas décadas, nos EUA, foram encontrados dentro de um carro submerso em um lago graças ao Google Earth. William Moldt foi dado como desaparecido em Lantana, na Flórida, …

O plano japonês de jogar ao mar água radioativa de Fukushima

Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente do Japão, Yoshiaki Harada, declarou que despejar no Oceano Pacífico mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada pelo desastre nuclear de Fukushima seria a "única opção" …

Incêndio no Hospital Badim deixou 11 mortos no Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, deixando pelo menos onze mortos, conforme noticiado pela imprensa brasileira. Os pacientes foram retirados às pressas da unidade …

Origem dos cometas é revelada em novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Leiden (Holanda) aplicaram modelos químicos em 14 cometas e encontraram um padrão em sua composição. Os cometas são bolas de gelo, poeira e pequenas partículas parecidas com pedras. Seus núcleos podem alcançar …