Um homem de 25 anos foi detido nesta segunda-feira pela polícia na cidade de Ried in Innkreis, no estado federado de Alta Áustria, por andar na rua fantasiado como o ditador nazista Adolf Hitler, informou a agência de notícias “APA”.
A procuradoria austríaca tinha reivindicado sua detenção depois que surgiram no fim de semana informações na imprensa sobre um homem penteado e vestido como Hitler em Braunau, cidade natal do ditador nazista, situada também em Alta Áustria.
Um porta-voz da polícia de Alta Áustria declarou hoje à “APA” que o homem “não resistiu” durante a detenção. O detido, que será denunciado por apologia ao nazismo, foi transferido ao centro penitenciário de Ried.
O jornal “Oberösterreichischen Nachrichten” havia informado no sábado sobre um “sósia de Hitler”, que foi observado em uma livraria enquanto folheava revistas sobre a Segunda Guerra Mundial.
Em um bar que costumava frequentar, o homem disse que se chamava “Harald Hitler”, e pelo menos uma vez o mesmo homem teria posado para uma fotografia em frente à casa de Hitler em Braunau.
O uso de símbolos do nacional-socialismo está proibido na Áustria, país que foi anexado pelo Terceiro Reich em 1938.
// EFE