Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

NASA / JPL-Caltech

-

O pólo sul de Encélado está ferido, sangrando calor e água. O machucado pode ter sido causado por uma gigante colisão cósmica com a lua de Saturno há 100 milhões de anos, deixando uma área coberta por fissuras que vazam.

A região próxima do pólo sul de Encélado é um dos mistérios mais intrigantes do sistema solar. A cavidade está lançando ao espaço líquido vindo de um oceano interno, além de uma enorme quantidade de calor. A emissão desse calor é 10 gigawatts maior do que era esperado – equivalente ao poder de 4 mil turbinas eólicas em capacidade total.

No entanto, o restante da lua é frio é relativamente homogêneo.

“Não temos uma boa explicação do porquê toda essa atividade é tão concentrada”, disse John Spencer, do Southwest Research Institute no estado norte-americano do Colorado.

Na maioria das luas congeladas e mundos oceânicos, a principal fonte de calor é a força de maré: os planetas e astros são esticados pela gravidade dos seus “pais e vizinhos”, o que gera calor interno.

“Se Encélado fosse aquecida por forças de maré, o norte e o sul deveriam parecer iguais. Então o fato de o sul de Encélado ter estas regiões loucas com jatos de água e calor sendo lançados é enigmático”, disse Angela Stickle, da Universidade John Hopkins, em Maryland (EUA).

Stickle e o colega James Roberts usaram simulações de computador para verificar se o enigma poderia ser explicado por um impacto gigante ocorrido no passado. Eles descobriram então que a estranha aparência da lua poderia ter surgido por uma enorme explosão, que causou as fissuras no gelo que cobre a superfície do corpo celeste.

Esse tipo de colisão deixaria o pólo sul mais quente e enfraquecido, explicaram os cientistas ao Lunar and Planetary Science Conference, realizada no Texas na semana passada.

Mundo coberto de cicatrizes

“Um impacto poderia prover as condições necessárias para formar um terreno como o que vemos em Encélado hoje”, disse Stickle, acrescentando que para ter o efeito causado, a explosão deve ter sido poderosa o suficiente para atravessar os 20 quilômetros de gelo que cobre os oceanos ocultos da lua.

A explicação para que não vejamos uma cratera atualmente é a de que a superfície da lua passar a congelar de novo imediatamente.

Apenas uma hora depois do impacto, o líquido exposto já teria 10 centímetros congelados, dando início a reconstrução do escudo de gelo que envolve Encélado. “Cura fácil, mas deixa cicatriz”, afirma Roberts.

Um impacto dessa magnitude depositaria energia sob a superfície gelada da lua, aquecendo e enfraquecendo o gelo ao redor do local da colisão. Também causaria uma onda de choque e atividade sísmica que poderia rachar o escudo gelado.

Além disso, a queda do asteroide não precisaria nem mesmo ocorrer no pólo sul, pois a força iria interferir na gravidade: a lua giraria e a cratera se moveria gradualmente para uma região polar.

“O impacto poderia ter acontecido em qualquer lugar e, então, Encélado giraria até que o local da colisão terminasse em qualquer um dos pólos que estivesse mais perto”, disse Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …