Para combater a poluição, Alemanha irá introduzir transporte público gratuito

Na sequência das sanções da União Europeia, o governo alemão pretende introduzir a gratuitidade nos transportes públicos do país para combater a poluição.

A medida foi divulgada nesta quarta-feira (14) e comunicada a Bruxelas no dia 11 de fevereiro, e tem como principal objetivo reduzir o número de automóveis que circulam nas cidades alemãs, incentivando as pessoas a usarem os transportes públicos. O processo deverá ser testado em cinco cidades: Bona, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim.

Segundo a carta enviada à Comissão Europeia, o projeto envolve as autoridades locais e regionais e deverá ser concretizado “o mais tardar até o final do ano“, com gratuitidade nos ônibus, trens e outros transportes coletivos, assim como novas regras sobre limites de poluição.

Berlim pretende assim convencer Bruxelas a não aplicar sanções devido à falta de propostas para a redução de poluição do ar nas cidades.

Nove países da UE já foram ameaçados por Bruxelas, já que no final de janeiro ultrapassaram os limites de emissões destinadas a proteger a saúde dos cidadãos frente a dois poluentes: as partículas finas (PM10) e o dióxido de azoto (NO2).

Na Alemanha, o número de utilizadores de transportes públicos tem aumentado nos últimos 20 anos. Atualmente, um bilhete para um transporte coletivo custa, por exemplo, 2,80 euros em Berlim. Ainda assim, as autoridades locais pretendem saber como o governo federal irá financiar o projeto

O prefeito de Bona, Ashok Sridharan, alertou que será necessário aumentar subitamente e em grande quantidade os ônibus e trens ecológicos, e que não conhece nenhum fornecedor que possa satisfazer tal demanda em um prazo tão curto.

 

Ciberia // Bom Dia / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …