Para combater a poluição, Alemanha irá introduzir transporte público gratuito

Na sequência das sanções da União Europeia, o governo alemão pretende introduzir a gratuitidade nos transportes públicos do país para combater a poluição.

A medida foi divulgada nesta quarta-feira (14) e comunicada a Bruxelas no dia 11 de fevereiro, e tem como principal objetivo reduzir o número de automóveis que circulam nas cidades alemãs, incentivando as pessoas a usarem os transportes públicos. O processo deverá ser testado em cinco cidades: Bona, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim.

Segundo a carta enviada à Comissão Europeia, o projeto envolve as autoridades locais e regionais e deverá ser concretizado “o mais tardar até o final do ano“, com gratuitidade nos ônibus, trens e outros transportes coletivos, assim como novas regras sobre limites de poluição.

Berlim pretende assim convencer Bruxelas a não aplicar sanções devido à falta de propostas para a redução de poluição do ar nas cidades.

Nove países da UE já foram ameaçados por Bruxelas, já que no final de janeiro ultrapassaram os limites de emissões destinadas a proteger a saúde dos cidadãos frente a dois poluentes: as partículas finas (PM10) e o dióxido de azoto (NO2).

Na Alemanha, o número de utilizadores de transportes públicos tem aumentado nos últimos 20 anos. Atualmente, um bilhete para um transporte coletivo custa, por exemplo, 2,80 euros em Berlim. Ainda assim, as autoridades locais pretendem saber como o governo federal irá financiar o projeto

O prefeito de Bona, Ashok Sridharan, alertou que será necessário aumentar subitamente e em grande quantidade os ônibus e trens ecológicos, e que não conhece nenhum fornecedor que possa satisfazer tal demanda em um prazo tão curto.

 

Ciberia // Bom Dia / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …