Para combater a poluição, Alemanha irá introduzir transporte público gratuito

Na sequência das sanções da União Europeia, o governo alemão pretende introduzir a gratuitidade nos transportes públicos do país para combater a poluição.

A medida foi divulgada nesta quarta-feira (14) e comunicada a Bruxelas no dia 11 de fevereiro, e tem como principal objetivo reduzir o número de automóveis que circulam nas cidades alemãs, incentivando as pessoas a usarem os transportes públicos. O processo deverá ser testado em cinco cidades: Bona, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim.

Segundo a carta enviada à Comissão Europeia, o projeto envolve as autoridades locais e regionais e deverá ser concretizado “o mais tardar até o final do ano“, com gratuitidade nos ônibus, trens e outros transportes coletivos, assim como novas regras sobre limites de poluição.

Berlim pretende assim convencer Bruxelas a não aplicar sanções devido à falta de propostas para a redução de poluição do ar nas cidades.

Nove países da UE já foram ameaçados por Bruxelas, já que no final de janeiro ultrapassaram os limites de emissões destinadas a proteger a saúde dos cidadãos frente a dois poluentes: as partículas finas (PM10) e o dióxido de azoto (NO2).

Na Alemanha, o número de utilizadores de transportes públicos tem aumentado nos últimos 20 anos. Atualmente, um bilhete para um transporte coletivo custa, por exemplo, 2,80 euros em Berlim. Ainda assim, as autoridades locais pretendem saber como o governo federal irá financiar o projeto

O prefeito de Bona, Ashok Sridharan, alertou que será necessário aumentar subitamente e em grande quantidade os ônibus e trens ecológicos, e que não conhece nenhum fornecedor que possa satisfazer tal demanda em um prazo tão curto.

 

Ciberia // Bom Dia / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …

Encontrado artefato de ouro que identifica o "Titanic" do século XIX

O navio a vapor Pulaski, conhecido como o “Titanic do seu tempo”, naufragou em 1838, após uma explosão. Afundou em menos de uma hora, levando consigo cerca de um terço da tripulação. Agora, um grupo …

Instituto é criado para "defender" os homens da Lei Maria da Penha

A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do Homem. Criado por um advogado que se defende de acusações de agressão, o espaço …

Espanha vai acabar com pedágios nas rodovias

O fim dos contratos de concessão das rodovias espanholas (com duração de 50 anos) terá como resultado a extinção de pedágios em diversas vias até 2021. Em entrevista ao El Pais, José Luís Ábalos, ministro do …

Câmara aprova texto-base do projeto que autoriza a Petrobras a negociar direitos do pré-sal

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do …

STJ restringe foro privilegiado de governadores

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição. Com a decisão do tribunal, governadores …

Atentado com “bomba biológica” é impedido na Alemanha

A polícia judiciária alemã anunciou que a prisão, na semana passada, em Colonia, de um tunisiano impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6 mil vezes mais poderoso que o cianeto. “Houve, …

1 milhão de planetas habitáveis poderiam orbitar um buraco negro

De acordo com o astrofísico Sean Raymond, do Observatório de Bordéus, na França, um buraco negro supermaciço poderia, teoricamente, ter até 1 milhão de planetas potencialmente capazes de suportar vida orbitando suas proximidades.  Raymond calculou a …

Misterioso código 3D que os incas utilizavam para se comunicar é revelado

O Império Inca (1400-1532 dC) é uma das poucas civilizações antigas que falava em múltiplas dimensões. Em vez de palavras ou pictogramas, os incas utilizavam dispositivos de corda com nós, o quipo, para comunicarem complexas …