Pintura “falsa” de Botticelli é verdadeira, afirmam restauradores britânicos

(dr) English Heritage

Restauração do quadro “Madonna della Melagrana” de Botticelli

Especialistas que restauravam uma “réplica” de um quadro de Botticelli descobriram que a pintura foi feita, na verdade, no estúdio do próprio mestre da Renascença italiana.

Até então, a obra era considerada uma cópia feita por autor desconhecido, anos depois, da Madonna della Melagrana, pintada por Sandro Botticelli em 1487. Mas os restauradores do English Heritage, órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês, mudaram de ideia após raspar o verniz amarelado da pintura.

Uma série de análises aprofundadas revelou que, de fato, a pintura foi originada durante o século 15, no estúdio de Botticelli em Florença, na Itália. O English Heritage afirmou que consultou especialistas do Victoria & Albert Museum e da National Gallery, ambos em Londres, para confirmar a origem da obra de arte.

“Em termos de estilo, era muito parecida para ser uma imitação, era do mesmo período, tecnicamente correta e pintada sobre álamo, material usado frequentemente na época”, diz Rachel Turnbull, restauradora de coleções do English Heritage.

“Após a remoção do verniz amarelado, exames de raios-X e infravermelho revelaram um desenho preparatório (feito antes de a pintura ser aplicada), incluindo alterações na composição final que são pouco frequentes em imitações.”

(dr) English Heritage

Restauração do quadro “Madonna della Melagrana” de Botticelli

A pintura era considerada uma cópia de autoria de um artista desconhecido porque havia pequenas variações em relação ao original, que é maior e está em exibição na Galeria Uffizi, em Florença.

“Botticelli, como outros pintores florentinos contemporâneos, tinha um estúdio movimentado que elaborava versões e adaptações, supostamente a preços mais baixos, de obras que eram populares”, explica Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“Apenas recentemente, com métodos mais avançados de análise técnica, é que o status destas pinturas pode — pelo menos até certo ponto — ser determinado”.

Acredita-se agora que o afresco, que pertence à coleção da Ranger’s House, em Greenwich, seja a versão mais próxima da obra-prima de Botticelli de 1487, que mostra uma melancólica Virgem Maria segurando Jesus Cristo bebê no colo e uma romã, rodeada por anjos.

O quadro foi comprado pelo magnata dos diamantes Julius Wernher, em 1897, e mantido como parte da coleção de arte de sua mansão georgiana em Greenwich. A Madonna della Melagrana estará em exposição na Ranger’s House a partir de 1º de abril.

// BBC

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …