Pintura “falsa” de Botticelli é verdadeira, afirmam restauradores britânicos

(dr) English Heritage

Restauração do quadro “Madonna della Melagrana” de Botticelli

Especialistas que restauravam uma “réplica” de um quadro de Botticelli descobriram que a pintura foi feita, na verdade, no estúdio do próprio mestre da Renascença italiana.

Até então, a obra era considerada uma cópia feita por autor desconhecido, anos depois, da Madonna della Melagrana, pintada por Sandro Botticelli em 1487. Mas os restauradores do English Heritage, órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês, mudaram de ideia após raspar o verniz amarelado da pintura.

Uma série de análises aprofundadas revelou que, de fato, a pintura foi originada durante o século 15, no estúdio de Botticelli em Florença, na Itália. O English Heritage afirmou que consultou especialistas do Victoria & Albert Museum e da National Gallery, ambos em Londres, para confirmar a origem da obra de arte.

“Em termos de estilo, era muito parecida para ser uma imitação, era do mesmo período, tecnicamente correta e pintada sobre álamo, material usado frequentemente na época”, diz Rachel Turnbull, restauradora de coleções do English Heritage.

“Após a remoção do verniz amarelado, exames de raios-X e infravermelho revelaram um desenho preparatório (feito antes de a pintura ser aplicada), incluindo alterações na composição final que são pouco frequentes em imitações.”

(dr) English Heritage

Restauração do quadro “Madonna della Melagrana” de Botticelli

A pintura era considerada uma cópia de autoria de um artista desconhecido porque havia pequenas variações em relação ao original, que é maior e está em exibição na Galeria Uffizi, em Florença.

“Botticelli, como outros pintores florentinos contemporâneos, tinha um estúdio movimentado que elaborava versões e adaptações, supostamente a preços mais baixos, de obras que eram populares”, explica Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“Apenas recentemente, com métodos mais avançados de análise técnica, é que o status destas pinturas pode — pelo menos até certo ponto — ser determinado”.

Acredita-se agora que o afresco, que pertence à coleção da Ranger’s House, em Greenwich, seja a versão mais próxima da obra-prima de Botticelli de 1487, que mostra uma melancólica Virgem Maria segurando Jesus Cristo bebê no colo e uma romã, rodeada por anjos.

O quadro foi comprado pelo magnata dos diamantes Julius Wernher, em 1897, e mantido como parte da coleção de arte de sua mansão georgiana em Greenwich. A Madonna della Melagrana estará em exposição na Ranger’s House a partir de 1º de abril.

// BBC

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano de magma revela que a Lua surgiu milhões de anos antes do imaginado, diz estudo

O magma fundido que cobria a Lua ao se formar levou "quase 200 milhões de anos" para se solidificar em rocha de manto, 85 milhões de anos depois da data de consenso, mostra estudo alemão. Uma …

Vacina da Moderna mostra resultado e vai para fase final de testes

Candidata a vacina gera anticorpos e é bem tolerada por participantes, afirma empresa americana. A partir de 27 de julho, 30 mil pessoas vão participar da fase final e decisiva dos ensaios clínicos nos Estados …

Maior educação feminina e controle da natalidade farão população mundial crescer menos

A população mundial deve começar a encolher na segunda metade do século 21, atingindo 8,8 bilhões em 2100, cerca de 2 bilhões a menos do que previa a ONU. O estudo foi publicado nesta …

Museu da Língua Portuguesa lança projeto que usa a palavra para lidar com as dores da pandemia

A palavra não é somente nossa maior ferramenta de comunicação e um dos principais instrumentos para a criação humana – ela pode ser também um remédio. Usar a palavra para curar nossos males e dores é …

Estudo indica que imunidade ao coronavírus é temporária

Pesquisadores britânicos monitoraram os níveis de anticorpos contra a covid-19 em 90 pacientes recuperados. Resultados sugerem que o contato com o vírus só fornece imunidade por alguns meses, como no caso da gripe. Pacientes que se …

Essa é a explosão mais forte na história do universo e acabou de ser detectada

A maior explosão no Universo desde o Big Bang foi descoberta, localizada no aglomerado de galáxias Ophiuchus a milhões de anos-luz de distância de nós. O evento liberou cinco vezes mais energia do que a …

Encontradas espécies que vivem em 'deserto marinho' no oceano Pacífico

Cientistas usaram a oportunidade de visitar o sul do oceano Pacífico para retirar amostras de uma área oceânica particularmente pobre em vida, lançando luz sobre uma região marinha inóspita. Pesquisadores alemães do Instituto Max Planck de …

Polícia alemã tenta capturar "Rambo da Floresta Negra"

As autoridades de segurança do estado alemão de Baden-Württemberg estão conduzindo nesta segunda-feira (13/07) uma megaoperação para capturar um fugitivo armado com pistolas e um arco e flecha que se esconde na Floresta Negra, no …

Rio começa a implementar sistema de iluminação inteligente

O conceito de smart cities está por aí há anos e nas últimas temporadas tem se tornado cada vez mais uma realidade no Brasil, graças aos avanços tecnológicos. O Rio de Janeiro é mais uma …

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …