O quadro Busto de Mulher, do artista espanhol Pablo Picasso, roubado em 1999, foi localizado em Amesterdão, depois de passar por pelo menos 20 mãos durante as últimas duas décadas, confirmou esta terça-feira à Efe o investigador de arte holandês Arthur Brand, que encontrou a obra.
A pintura era propriedade de um xeque saudita, Abdul Mohsen Abdulmalik, que o adquiriu nos anos 80 na galeria Pace de Nova Iorque por um valor não confirmado, mas quando foi roubado do seu iate em França tinha um valor no mercado de 4 milhões de euros.
Com a passagem do tempo, as autoridades francesas deram o caso por encerrado porque a maioria das vezes, afirmou Brand, “quando um quadro desaparece assim totalmente é porque os ladrões não o conseguiram vender e acabam por destruí-lo para não terem problemas”.
O proprietário oferecia uma recompensa de 400 mil euros mas, depois de perder a esperança de encontrá-lo, recebeu 4 milhões de euros da companhia de seguros, empresa que agora tem consigo a obra em Amesterdão.
Um especialista em arte americano está na capital holandesa a analisar o quadro para verificar o seu estado antes de ser oferecido de novo a Abdulmalik, que recuperaria uma obra avaliada em 25 milhões de euros em leilões.
// EFE