Bill Gates apresenta o vaso sanitário do futuro: não precisa de água ou encanamento

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

Bill Gates apresentou um vaso sanitário que não precisa de água ou ligação a sistemas de saneamento, transformando os dejetos em fertilizante, uma solução que poderia reduzir a mortalidade infantil nos países mais pobres.

O norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, mostrou o novo modelo ao público em Pequim, em uma exposição dedicada a novas soluções sanitárias, visando “reinventar os vasos sanitários” e acelerar a adoção e comercialização de sistemas inovadores.

“Essa exposição apresenta, pela primeira vez, tecnologia e produtos de saneamento descentralizados e totalmente novos, e prontos a serem comercializados”, afirmou Bill Gates, em comunicado.

O novo modelo, que não precisa estar ligado a um sistema de saneamento ou de água e transforma os dejetos humanos em fertilizante, está sendo testado na cidade sul-africana de Durban, onde também são testados outros modelos, abastecidos por energia solar.

O multibilionário explicou que a rápida expansão desses novos produtos e sistemas de saneamento, que não necessitam estar conectados a nenhuma rede, pode reduzir drasticamente o número de mortos e o impacto da falta de higiene na saúde da população nos países mais pobres.

A fundação de Bill Gates e da sua mulher, Melinda Gates, gastou 200 milhões de dólares desde 2011 para promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia sanitária segura.

“Há uma década, nunca achei que ia saber tanto sobre cocô”, brincou Gates durante a apresentação. “Nunca pensei que a Melinda teria que me dizer para parar de falar sobre vasos sanitários e material fecal à mesa de jantar.”

Segundo a Unicef, quase 900 milhões de pessoas não têm escolha senão fazer suas necessidades ao ar livre. Só na Índia, estima-se que sejam 150 milhões. A mesma fonte estima que 480 mil crianças com idade inferior a cinco anos morrem todos anos de diarreia, muitas vezes por beberem água ou comerem comida contaminada pelos esgotos.

Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial, destacou que o saneamento é uma das prioridades para a sua organização, que vai se aliar à Fundação Bill e Melinda Gates para levar instalações sanitárias seguras a todas as partes do mundo.

“Os sistemas que se podem difundir com rapidez e proporcionar um saneamento seguro e sustentável às comunidades são fundamentais para a qualidade de vida e desenvolvimento do capital humano”, afirmou Jim.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Primeiro ele nao e especialista em saude
    Vende bem seu peixe aos ignorantes do assunto q somos nos
    Ofetece ums solucao porem inadequada
    Finaliza realmente a gripe vai matar e nada podemos fazer hehe

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …