Pontos de ônibus em Cuiabá serão feitos com contêineres (com jardim suspenso e energia solar)

Em Cuiabá, uma iniciativa inovadora transforma contêineres que seriam descartados em pontos de ônibus. O primeiro abrigo foi inaugurado em junho na cidade e já está em funcionamento. Ao todo, 82 deverão seguir o modelo.

Através do programa “Adote um Abrigo“, empresas privadas podem financiar as estruturas e, em contrapartida, recebem o direito de exploração publicitária dos espaços por pelo menos cinco anos.

O primeiro contêiner foi instalado próximo ao Pantanal Shopping, em uma parceria do poder público com a empresa e com a Edificatto Arquitetura.

Antes de se tornarem pontos de ônibus, as estruturas passam por um processo de restauração que inclui pintura, plotagem e a instalação de um jardim suspenso com plantas ornamentais que auxiliam no isolamento térmico.

Com isso, os contêineres ganham pelo menos mais 15 anos de vida útil, segundo informações da Prefeitura de Cuiabá.

Com um toque de tecnologia, os abrigos são equipados com placas solares. A energia coletada é oferecida de volta aos moradores da cidade na forma de pontos de recarga USB para celulares e painéis de LED com informações sobre os ônibus que passam pelo local.

Minibibliotecas também devem fazer parte do espaço, que foi construído segundo as normas de acessibilidade e conta ainda com uma área especial para idosos, gestantes e obesos.

Os pontos tecnológicos serão instalados em diversos pontos da cidade, com foco em locais movimentados, que recebem uma média de 5 a 10 mil passageiros por dia.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icônico chapéu do personagem Indiana Jones rendeu R$ 2,1 milhões em um leilão em que 600 objetos foram vendidos nesta quinta-feira (20) em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …