Pontos de ônibus em Cuiabá serão feitos com contêineres (com jardim suspenso e energia solar)

Em Cuiabá, uma iniciativa inovadora transforma contêineres que seriam descartados em pontos de ônibus. O primeiro abrigo foi inaugurado em junho na cidade e já está em funcionamento. Ao todo, 82 deverão seguir o modelo.

Através do programa “Adote um Abrigo“, empresas privadas podem financiar as estruturas e, em contrapartida, recebem o direito de exploração publicitária dos espaços por pelo menos cinco anos.

O primeiro contêiner foi instalado próximo ao Pantanal Shopping, em uma parceria do poder público com a empresa e com a Edificatto Arquitetura.

Antes de se tornarem pontos de ônibus, as estruturas passam por um processo de restauração que inclui pintura, plotagem e a instalação de um jardim suspenso com plantas ornamentais que auxiliam no isolamento térmico.

Com isso, os contêineres ganham pelo menos mais 15 anos de vida útil, segundo informações da Prefeitura de Cuiabá.

Com um toque de tecnologia, os abrigos são equipados com placas solares. A energia coletada é oferecida de volta aos moradores da cidade na forma de pontos de recarga USB para celulares e painéis de LED com informações sobre os ônibus que passam pelo local.

Minibibliotecas também devem fazer parte do espaço, que foi construído segundo as normas de acessibilidade e conta ainda com uma área especial para idosos, gestantes e obesos.

Os pontos tecnológicos serão instalados em diversos pontos da cidade, com foco em locais movimentados, que recebem uma média de 5 a 10 mil passageiros por dia.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Já poderíamos ter ido a Marte (nos anos 60)

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à Lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia ter nos enviado também a Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Jeff Bezos se torna a pessoa mais rica da história moderna

O fundador e diretor executivo da Amazon, Jeff Bezos, acaba de se tornar o ser humano mais rico da história moderna. Com patrimônio líquido estimado em US$ 150 bilhões, Bezos chegou ao topo da lista de …

A obesidade não causa risco maior de morte

Acreditamos normalmente que a obesidade está ligada a problemas de saúde, mas aparentemente isso pode não ser exatamente verdade. Segundo um novo estudo, publicado semana passada na revista Clinical Obesity, ser obeso por si só não …

Argélia expulsa 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças); e as envia para o deserto

Neste domingo (15), a Argélia expulsou 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da …

Presidente eleito do México quer cortar o próprio salário pela metade

Andres Manuel Lopez Obrador, o presidente eleito do México, disse que quer receber cerca de metade do salário que seu antecessor recebia, assim que assumir o cargo em dezembro. “O que nós queremos é que o …

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem restituição do IR

O crédito bancário para mais de 3,3 milhões de contribuintes contemplados no segundo lote de restituições do Imposto de Renda é feito nesta segunda-feira (16). A consulta ao segundo lote foi aberta no último dia …

STF suspende resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (16) a Resolução Normativa 433, de 28 de junho de 2018, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Agência Nacional de …

Trump e Putin na Finlândia: "Nosso relacionamento nunca foi pior"

Os presidentes dos EUA e da Rússia realizam, nesta segunda-feira (16), em Helsinque, sua primeira cúpula bilateral, sob o espectro da ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e ainda da situação na Ucrânia …

Após 25 anos em queda, mortalidade infantil volta a subir no país

O índice de mortalidade infantil voltou a aumentar no Brasil, pela primeira vez, desde 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil …

Cinco meses de intervenção no Rio: chacinas aumentam e apreensão de arma diminui

O Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço dos cinco meses de intervenção federal no Rio de Janeiro. A conclusão? “Muito …