Uma operação policial realizada na manhã de hoje (2) na Cidade Alta, em Cordovil, zona norte do Rio, deixou mais de 3,1 mil alunos sem aula, informou a Secretaria Municipal de Educação (SME). Além disso, vários ônibus e um caminhão foram incendiados.
Sete escolas, cinco creches e um espaço de desenvolvimento infantil (EDI) da região estão fechados devido ao risco de tiroteio.
A Polícia Militar disse que foi acionada em razão de um intenso tiroteio entre criminosos na Cidade Alta. A ação conta com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do 16°BPM, de Olaria, e do 22°BPM, da Maré. Já o Batalhão de Ações com Cães está em Parada de Lucas.
Perto dali, vários ônibus foram incendiados. Pelo menos quatro coletivos e um caminhão foram queimados na Avenida Brasil, em frente à Cidade Alta, três ônibus na Rodovia Washington Luís (BR-040), e um na Rua Itabira, que dá acesso à comunidade. O Corpo de Bombeiros está a postos para combater o fogo.
Com toda a movimentação, há um grande engarrafamento na Avenida Brasil. O Centro de Operações do Rio está em estágio de atenção, devido aos problemas no trânsito.
De acordo com o portal de notícias da Globo, os ataques (que teriam sido feitos por pessoas mascaradas) seriam desdobramentos de um confronto na comunidade Cidade Alta. O G1 noticia ainda que, de acordo com a PM, a Cidade Alta foi alvo de uma invasão por traficantes de uma comunidade rival e a polícia realiza uma operação na comunidade.
Até o fim da manhã, 26 pessoas foram presas e sete fuzis apreendidos durante a ação.
Ciberia // Agência Brasil