Presidente da Liga dos Bombeiros portuguesa diz que incêndio teve origem criminosa

(dr) Rafael Marchante / Reuters

-

O presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal, Jaime Marta Soares, garantiu na manhã desta quarta-feira (21) que o incêndio de Pedrógão Grande (região central do país) já estava ativo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada seca (quando a chuva evapora antes de chegar ao solo e é acompanhada por raios e trovões). Para ele, é evidente que o fogo teve “origem criminosa”.

A convicção do presidente da Liga dos Bombeiros (LB) foi deixada por Jaime Marta Soares no Fórum da rádio portuguesa TSF, e contraria a versão oficial sobre a origem do grande incêndio – que ainda não foi apagado.

As autoridades afirmaram que o fogo teria sido causado por uma trovoada seca, mas Soares tem uma visão diferente. “Eu tenho para mim, até provar o contrário, de que o incêndio teve origem em mão criminosa“, considera Marta Soares.

“O incêndio já estava decorrendo há cerca de duas horas quando, efetivamente, se deu o problema com raios que provocaram um conjunto de ignições acrescendo àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária”, nota o responsável.

Ao analisar a dimensão da tragédia e as críticas que surgiram à atuação das autoridades, o presidente da LB assume, também na TSF, que “há coisas que podiam ter sido diferentes”. “A LB vai exigir uma análise detalhada sobre todas as questões”, destaca Marta Soares, frisando que “nada pode ser como antes”.

Quanto às alegadas falhas no sistema de comunicações, que teriam impedido uma melhor atuação no combate às chamas que provocou 64 mortes, o presidente da LB afirma que o fato não pode servir de “desculpa” para tudo.

“Há outros meios complementares que ajudam”, nota Marta Soares, referindo porém que é preciso fazer “uma análise profunda para ver o que falhou” para que, no futuro, tragédias como esta venham a ser evitadas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …