Primeira cabeça a rolar depois de testes com macacos e humanos é… a do porta-voz da Volkswagen

Jacek Bednarczyk / Lusa

Thomas Steg, porta-voz da VW, foi a primeira demissão na sequência dos testes com gases em humanos e macacos

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. As chocantes revelações já causaram a primeira demissão.

Thomas Steg, porta-voz da Volkswagen, é o primeiro demitido depois da revelação de que a marca teria utilizado macacos e humanos em testes com gases.

Segundo o jornal Público, a saída de Thomas Steg foi encarada por muitos com surpresa, que não apontavam esta como a primeira baixa da empresa de automóveis.

O governo foi um das primeiros a criticar em peso a indústria alemã (sem poupar nos adjetivos) quando o assunto assumiu contornos de escândalo público. Mas Angela Merkel e todos os ministros – federais e regionais, do Meio Ambiente à Economia – que antes ou depois da chanceler se juntaram ao coro de críticas, talvez apostassem em demissões em perfis mais técnicos ou de gestão.

A decisão, apesar de parecer pouco óbvia, foi tomada porque Thomas Steg acumulava as responsabilidades sobre as Relações Externas e sobre Sustentabilidade. Além disso, exerceu funções semelhantes em governos de Angela Merkel (CDU, conservadores) e Gerhard Schröder (SPD, sociais-democratas).

Os mais críticos entendem que a demissão de Steg serve mais à classe política – cujas relações com a importante indústria automóvel alemã tem sido questionada por mais autoridades nas últimas horas – do que a prestação de contas ao mercado.

Os mais pacientes olham de forma mais prudente para a decisão, encarando-a como o início de um processo que ainda fará rolar outras cabeças.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …