Macacos têm todo o “hardware” para falar, mas não o “software”

Asif Ghazanfar / Princeton Neuroscience Institute

Raio-X revela exatamente como os macacos movimentam sua boca

Raio-X revela exatamente como os macacos movimentam sua boca

É uma pergunta que muitos têm feito (bem, pelo menos no cinema): o que aconteceria se um macaco pudesse falar?

Pesquisas anteriores sugeriram que a incapacidade desses animais de falar era devido a limitações em sua anatomia do trato vocal.

Bem, novas pesquisas sugerem que poderia ter mais a ver com seus cérebros do que com suas bocas, uma vez que experimentos com macacos descobriram que eles têm a capacidade vocal, mas não o conhecimento cognitivo para falar.

A equipe internacional de cientistas analisou as capacidades vocais de macacos usando vídeos de raios-X para gravar os movimentos e mudanças em seus lábios, língua e laringe ao fazer ruídos. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

Esta é uma mudança marcante de experimentos anteriores nas habilidades vocais de primatas, que tendem a usar espécimes mortos para examinar sua anatomia vocal.

Os dados recolhidos a partir dos vídeos foram então alimentados em um modelo de computador que simulou a capacidade vocal dos macacos e seu alcance, com base em seus atributos físicos.

Eles descobriram que os primatas possuíam a anatomia para produzir sons usados na fala humana, tais como vogais, e até poderiam produzir frases completas. Os ruídos resultantes são “claramente inteligíveis”, mesmo que soem bastante assustadores para nossos ouvidos humanos.

Ouça como soaria se um macaco perguntasse “quer casar comigo?” (em inglês, “will you marry me?”). Aviso: talvez você não consiga dormir depois.

Capacidade cognitiva x anatomia

Isso, dizem eles, significa que o que falta não é o aparelho vocal, mas sim a capacidade cognitiva.

Os pesquisadores realizaram seu trabalho baseados na anatomia vocal de um gênero de macacos conhecido como Macaca, mas eles acreditam que seus resultados poderiam ter implicações para muitas outras espécies de macacos.

O gênero Macaca é classificado em um grupo conhecido como “macacos do velho mundo”, que inclui babuínos, mas que eventualmente deu origem aos símios, incluindo chimpanzés e, obviamente, nós, humanos. Isso sugere que a anatomia vocal pode ser compartilhada por nossos parentes vivos mais próximos.

“Agora ninguém pode dizer que é algo sobre a anatomia vocal que evita que os macacos possam falar – tem que ser algo no cérebro”, disse o co-autor Asif Ghazanfar, da Universidade de Princeton, ao Phys.org.

“Mesmo que esta descoberta se aplique apenas ao gênero Macaca, ainda desautoriza a ideia de que é a anatomia que limita a fala em não-humanos. Agora, a pergunta interessante é, o que há no cérebro humano que o torna especial?”.

“Isso vai nos forçar a pensar mais cuidadosamente sobre como a fala evoluiu, de que forma o nosso cérebro é único e como podemos usar esses conhecimentos no futuro para entender o que está errado quando somos incapazes de falar”, diz Ghazanfar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …