Macacos têm todo o “hardware” para falar, mas não o “software”

Asif Ghazanfar / Princeton Neuroscience Institute

Raio-X revela exatamente como os macacos movimentam sua boca

Raio-X revela exatamente como os macacos movimentam sua boca

É uma pergunta que muitos têm feito (bem, pelo menos no cinema): o que aconteceria se um macaco pudesse falar?

Pesquisas anteriores sugeriram que a incapacidade desses animais de falar era devido a limitações em sua anatomia do trato vocal.

Bem, novas pesquisas sugerem que poderia ter mais a ver com seus cérebros do que com suas bocas, uma vez que experimentos com macacos descobriram que eles têm a capacidade vocal, mas não o conhecimento cognitivo para falar.

A equipe internacional de cientistas analisou as capacidades vocais de macacos usando vídeos de raios-X para gravar os movimentos e mudanças em seus lábios, língua e laringe ao fazer ruídos. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

Esta é uma mudança marcante de experimentos anteriores nas habilidades vocais de primatas, que tendem a usar espécimes mortos para examinar sua anatomia vocal.

Os dados recolhidos a partir dos vídeos foram então alimentados em um modelo de computador que simulou a capacidade vocal dos macacos e seu alcance, com base em seus atributos físicos.

Eles descobriram que os primatas possuíam a anatomia para produzir sons usados na fala humana, tais como vogais, e até poderiam produzir frases completas. Os ruídos resultantes são “claramente inteligíveis”, mesmo que soem bastante assustadores para nossos ouvidos humanos.

Ouça como soaria se um macaco perguntasse “quer casar comigo?” (em inglês, “will you marry me?”). Aviso: talvez você não consiga dormir depois.

Capacidade cognitiva x anatomia

Isso, dizem eles, significa que o que falta não é o aparelho vocal, mas sim a capacidade cognitiva.

Os pesquisadores realizaram seu trabalho baseados na anatomia vocal de um gênero de macacos conhecido como Macaca, mas eles acreditam que seus resultados poderiam ter implicações para muitas outras espécies de macacos.

O gênero Macaca é classificado em um grupo conhecido como “macacos do velho mundo”, que inclui babuínos, mas que eventualmente deu origem aos símios, incluindo chimpanzés e, obviamente, nós, humanos. Isso sugere que a anatomia vocal pode ser compartilhada por nossos parentes vivos mais próximos.

“Agora ninguém pode dizer que é algo sobre a anatomia vocal que evita que os macacos possam falar – tem que ser algo no cérebro”, disse o co-autor Asif Ghazanfar, da Universidade de Princeton, ao Phys.org.

“Mesmo que esta descoberta se aplique apenas ao gênero Macaca, ainda desautoriza a ideia de que é a anatomia que limita a fala em não-humanos. Agora, a pergunta interessante é, o que há no cérebro humano que o torna especial?”.

“Isso vai nos forçar a pensar mais cuidadosamente sobre como a fala evoluiu, de que forma o nosso cérebro é único e como podemos usar esses conhecimentos no futuro para entender o que está errado quando somos incapazes de falar”, diz Ghazanfar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …