Humanos e macacos usados em testes de gases tóxicos emitidos por carros deixam alemães em choque

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. A revelação chocou a Alemanha, e a Volkswagen já ordenou a abertura de um inquérito.

Depois do escândalo da manipulação de emissões de gases poluentes, a Volkswagen está envolvida em mais uma polêmica, mas ainda por causa das consequências negativas que os carros têm para o meio ambiente.

Desta vez, a Volkswagen é acusada de, em parceria com marcas alemãs de automóveis Daimler (dona da Mercedes-Benz) e BMW, ter realizado testes, em laboratório, colocando cobaias humanas e macacos inalando gases tóxicos de motores a diesel.

Os primeiros dados do caso foram revelados em um artigo do New York Times que adianta que as três empresas alemãs financiaram um estudo que visava provar que os carros a diesel mais recentes, com tecnologia mais avançada, não são tão poluentes como os mais antigos.

Para esse efeito, colocaram macacos expostos aos gases tóxicos durante experiências em um laboratório em Albuquerque, nos EUA.

Mas o carro utilizado do modelo “Carocha”, da Volkswagen, teria sido manipulado, sem o conhecimento dos cientistas que fizeram os testes, para produzir menores efeitos poluentes, de acordo com o New York Times.

Entretanto, a imprensa alemã anunciou que as três marcas também financiaram testes com cobaias humanas, envolvendo a emissão de dióxido de nitrogênio.

O jornal Stuttgarter Zeitung e a Rádio SWR falam em experiências com 19 homens e seis mulheres em um laboratório em Aachen, no oeste da Alemanha, destaca a BBC.

O governo alemão já informou que “testes em macacos ou em pessoas não são justificáveis a nível ético e suscitam muitas questões sobre aqueles que estão por trás dos testes”, conforme referiu o porta-voz Steffen Seibert, em coletiva de imprensa.

As três marcas de automóveis já vieram condenar a realização dos testes. O Conselho de Supervisão da Volkswagen também anunciou que já abriu uma investigação interna para apurar o caso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …