Populismo de Bolsonaro cria situação desesperadora para região, diz Les Echos

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro

A imprensa francesa dá amplo destaque nesta segunda-feira (22) aos mais de 50.000 mortos na epidemia de coronavírus no Brasil. O diário econômico Les Echos aponta a América Latina como o continente “mais desesperado” ante a pandemia, até mais do que a África. A Covid-19 provoca uma crise de múltiplas facetas na região: sanitária, econômica, social e política.

A América Latina concentra apenas 8% da população mundial, mas registra mais da metade das mortes recentes provocadas pela nova infecção viral. “O Brasil bateu o triste recorde esta semana, com 50.000 novos pacientes em um único dia”, reporta o Les Echos.

A situação também é dramática no Equador e no Peru, com mais de 300 mil infectados, quase o mesmo número de casos que França e Alemanha juntos, com a diferença que os dois países europeus têm uma população três vezes maior.

Em toda a região, apenas dois países escapam a esse contexto dramático: o Uruguai e a Costa Rica, dois Estados mais democráticos, nota Les Echos, e que contam com a confiança dos cidadãos em seus governos. “A confiança, por sinal, é algo raro na região“, ressalta o texto.

O jornal francês sabe que a pobreza agrava a crise sanitária, mas diz que o problema também é político. “O fato que as três maiores economias latino-americanas – Brasil, Argentina e México – estejam nas mãos de líderes populistas reforça a polarização e as divisões”, dificultando um encaminhamento positivo para a crise.

Para o Les Echos, “nessa galáxia de líderes populistas, existe um personagem único em sua categoria: Jair Bolsonaro”. “Nesse período de pandemia, o Trump dos trópicos, consegue se superar, com apenas 20% de opiniões favoráveis a seu governo”, escreve o diário.

Papel da PM é uma incógnita num eventual processo de impeachment

“Resta uma questão decisiva para esse país, acostumado a golpes de Estado: o que os militares farão desse presidente que se tornou um perigo para a saúde pública da população?”, indaga.

Depois de analisar o comportamento dos militares até agora, Les Echos chega à conclusão que o aspecto ainda desconhecido da crise política no Brasil é o posicionamento da Polícia Militar. “O que farão as PMs, próximas de Bolsonaro, se o Legislativo e o Judiciário decidirem avançar com o pedido de impeachment do presidente, por corrupção e incompetência, como aconteceu com Dilma Rousseff?”, questiona Les Echos.

Além do esfacelamento da maior economia da América do Sul, e suas repercussões nos vizinhos, o jornal francês faz uma segunda constatação.

Os Estados Unidos não se interessam mais pela região que deixaram para a China tomar conta. A América Latina se vê, então, isolada e dividida para enfrentar seus demônios: a violência extrema, a corrupção, as desigualdades sociais e raciais e a miséria agravada pela queda dos preços do petróleo e das matérias-primas.

O continente parece estar à deriva“, lamenta Les Echos. “A África é mais miserável, mas a falta de esperança gritante na América Latina faz desse continente, talvez, o mais desesperado do mundo diante da Covid-19”, conclui o diário.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …