Professor usa reconhecimento facial para perceber nível de tédio dos alunos

Tulane Publications / Flickr

-

Um professor universitário chinês recorre a uma tecnologia de reconhecimento facial em suas aulas para determinar o grau de interesse dos alunos.

O professor de ciências Wei Xiaoyong, da Universidade de Sichuan, na China, inventou um método invulgar para perceber se seus alunos estão interessados nas aulas.

Segundo o jornal The Telegraph, tudo começou quando, cerca de cinco anos atrás, Wei decidiu usar um dispositivo de reconhecimento facial para registrar a assiduidade dos alunos.

Agora, o professor tira ainda mais partido dessa tecnologia, já que aproveita o dispositivo para determinar o grau de interesse dos alunos.

Para isso, o professor colocou câmeras estrategicamente posicionadas na sala de aula que registram e identificam as várias reações dos alunos.

De acordo com Wei, o sistema de algoritmos detecta as alterações de humor de cada um, mostrando se estão envolvidos, com uma postura neutra ou simplesmente distraídos.

“Quando cruzamos esse tipo de informação com a forma como ensinamos, ao colocar numa linha de tempo, podemos saber quando estamos conseguindo atrair a atenção dos alunos”, explica ao jornal britânico.

O professor decidiu partilhar a técnica com colegas e amigos que também dão aulas em universidades chinesas, e espera agora que o método possa ajudar outros profissionais da área.

“Pode ser usado para uma grande variedade de ciências sociais, trabalho psicológico e até por pesquisadores ligados à área da educação”, considera.

Big Brother escolar

O conceito de instalar câmeras em salas de aula não é novo, como explica o Quartz.

Engenheiros dos laboratórios SensorStar, em Queens, Nova York, começaram a usar o método em 2013 para estudar o rosto dos estudantes e criaram um algoritmo para analisar suas expressões.

O resultado da investigação ainda não foi publicado, mas o co-fundador da empresa, Sean Montgomery, defende que a ideia de estar sendo filmado não deve incomodar as pessoas.

“É exatamente aquilo que o professor já consegue ver com seus olhos e aquilo que consegue ouvir com seus ouvidos”, argumenta.

Mesmo assim, o conceito não agrada a algumas pessoas que temem não só ver sua privacidade invadida mas também pelo receio de que as imagens possam ser usadas com outras intenções.

No caso de Wei, o professor não esclareceu se seus alunos sabem que estão sendo filmados e se existe algum tipo de penalização para aqueles que não prestem atenção nas aulas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …