Mesmo desempregado, professor ensina Literatura para crianças carentes

(dr) Mara Lúcia de Paula

Uma foto tem chamado a atenção das pessoas na internet: trata-se de um professor desempregado dando aulas para crianças, nas ruas, em Aracaju. Luiz Carlos Nascimento começou seu trabalho voluntário em novembro do ano passado e ele dá aulas de literatura.

O que eu faço é com amor e sou muito respeitado por elas, que serão os futuros homens e mulheres da nossa cidade”, disse ao G1.

Mesmo que a sala de aula seja improvisada, a iniciativa de Luiz tem transformado a vida das crianças, que se reúnem uma vez por semana para assistir as aulas.

O material e os livros que ele utiliza são levados por ele e quando não estão em uso ele os pendura em uma espécie de varal e diz que qualquer pessoa que passar e se interessar, pode pegar.

O professor é apaixonado pelo universo dos livros e diz por que acha tão importante que as crianças adquiram este hábito também. “A Literatura é a forma de despertar outros conhecimentos científicos, além de promover o prazer estético e dar asas a imaginação desses jovens leitores”, afirma.

Desde que suas aulas começaram, 12 crianças fazem parte do grupo e ele aproveita o horário em que os pais estão trabalhando, para que as crianças não fiquem sem fazer nada e utilizem seu tempo para aprender algo novo.

Educação é o meio de transformação sociocultural para a vida de cada uma dessas crianças levando respeito, dignidade, conhecimento e independência financeira”, disse.

Carlos já trabalhou em escolas particulares, em programas do governo e atualmente sobrevive dando aulas de reforço em casa, além de fazer “bicos” auxiliando outros professores em projetos educacionais.

Ele, que sempre se preocupou em oferecer educação para quem precisa, teve seu esforço reconhecido por Jeane Caldas, escritora e coordenadora do Projeto Lê Campo – SE. Ela afirma que Luiz Carlos sempre foi assim.

“Ele sempre fez este trabalho, mas agora as ações de leitura foram intensificadas, porque conseguimos que fizesse parte do projeto Rede Ler e Compartilhar e Eu Leio, que fazem parte do programa nacional de incentivo à leitura”, recorda.

Luiz nasceu e cresceu na região do Baixo São Francisco de Sergipe e é o mais velho entre 9 irmãos. Ele se formou em Letras em 2012, em uma universidade particular da capital e relembra dos períodos de dificuldade.

“Concluí a graduação com muita dificuldade financeira, pois estava desempregado. Tive a ajuda de familiares e principalmente de uma ex-diretora da instituição, que me ajudou bastante nesta fase da minha vida”, conta.

Mas além das aulas, sempre que pode o professor compra lanche para as crianças, o que ele considera uma forma de incentivá-las a continuar fazendo as aulas e atrair mais crianças. Jaycha Rively, uma de suas alunas, adora as aulas e o professor.

O que mais gosto é de ler e aprender com as histórias que ele nos conta. O professor é muito bom e trata a gente bem. Tio Luiz Carlos é muito legal comigo e com meus colegas do projeto”, disse.

Engana-se quem pensa que sua iniciativa representa um esforço para ele, já que ele garante que quem ganha mais é ele mesmo.

“Quero ver a melhoria do bairro em que moro e dessas crianças, que muitas vezes vão à escola e não conseguem aprender o conteúdo. O que eu faço é com amor, com carinho e sou muito respeitado por elas, que serão os futuros homens e mulheres da nossa cidade. A maior recompensa é o prazer de contar histórias e contribuir no processo de alfabetização dessas crianças”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …