Mesmo desempregado, professor ensina Literatura para crianças carentes

(dr) Mara Lúcia de Paula

Uma foto tem chamado a atenção das pessoas na internet: trata-se de um professor desempregado dando aulas para crianças, nas ruas, em Aracaju. Luiz Carlos Nascimento começou seu trabalho voluntário em novembro do ano passado e ele dá aulas de literatura.

O que eu faço é com amor e sou muito respeitado por elas, que serão os futuros homens e mulheres da nossa cidade”, disse ao G1.

Mesmo que a sala de aula seja improvisada, a iniciativa de Luiz tem transformado a vida das crianças, que se reúnem uma vez por semana para assistir as aulas.

O material e os livros que ele utiliza são levados por ele e quando não estão em uso ele os pendura em uma espécie de varal e diz que qualquer pessoa que passar e se interessar, pode pegar.

O professor é apaixonado pelo universo dos livros e diz por que acha tão importante que as crianças adquiram este hábito também. “A Literatura é a forma de despertar outros conhecimentos científicos, além de promover o prazer estético e dar asas a imaginação desses jovens leitores”, afirma.

Desde que suas aulas começaram, 12 crianças fazem parte do grupo e ele aproveita o horário em que os pais estão trabalhando, para que as crianças não fiquem sem fazer nada e utilizem seu tempo para aprender algo novo.

Educação é o meio de transformação sociocultural para a vida de cada uma dessas crianças levando respeito, dignidade, conhecimento e independência financeira”, disse.

Carlos já trabalhou em escolas particulares, em programas do governo e atualmente sobrevive dando aulas de reforço em casa, além de fazer “bicos” auxiliando outros professores em projetos educacionais.

Ele, que sempre se preocupou em oferecer educação para quem precisa, teve seu esforço reconhecido por Jeane Caldas, escritora e coordenadora do Projeto Lê Campo – SE. Ela afirma que Luiz Carlos sempre foi assim.

“Ele sempre fez este trabalho, mas agora as ações de leitura foram intensificadas, porque conseguimos que fizesse parte do projeto Rede Ler e Compartilhar e Eu Leio, que fazem parte do programa nacional de incentivo à leitura”, recorda.

Luiz nasceu e cresceu na região do Baixo São Francisco de Sergipe e é o mais velho entre 9 irmãos. Ele se formou em Letras em 2012, em uma universidade particular da capital e relembra dos períodos de dificuldade.

“Concluí a graduação com muita dificuldade financeira, pois estava desempregado. Tive a ajuda de familiares e principalmente de uma ex-diretora da instituição, que me ajudou bastante nesta fase da minha vida”, conta.

Mas além das aulas, sempre que pode o professor compra lanche para as crianças, o que ele considera uma forma de incentivá-las a continuar fazendo as aulas e atrair mais crianças. Jaycha Rively, uma de suas alunas, adora as aulas e o professor.

O que mais gosto é de ler e aprender com as histórias que ele nos conta. O professor é muito bom e trata a gente bem. Tio Luiz Carlos é muito legal comigo e com meus colegas do projeto”, disse.

Engana-se quem pensa que sua iniciativa representa um esforço para ele, já que ele garante que quem ganha mais é ele mesmo.

“Quero ver a melhoria do bairro em que moro e dessas crianças, que muitas vezes vão à escola e não conseguem aprender o conteúdo. O que eu faço é com amor, com carinho e sou muito respeitado por elas, que serão os futuros homens e mulheres da nossa cidade. A maior recompensa é o prazer de contar histórias e contribuir no processo de alfabetização dessas crianças”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …