Putin classifica explosão em supermercado de São Petersburgo como “ato terrorista”

Nesta quarta-feira (27), várias pessoas ficaram feridas numa explosão em um supermercado de São Petersburgo, oeste da Rússia. O presidente Vladimir Putin classificou a explosão como um “ato de terrorismo”. 

“Uma explosão ocorreu por volta das 18h30 (13h30 em Brasília) num supermercado na avenida Kondratiev, em São Petersburgo. Segundo as primeiras informações, existem vários feridos“, indicou a polícia local em breve comunicado, citado pela agência de notícias francesa France Presse.

Desde o início do ano, esta foi a segunda explosão na segunda maior cidade russa, sendo que as autoridades relacionam os atentados com o envolvimento de Moscou no combate contra o Estado Islâmico (EI) na Síria.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse antes de uma cerimônia de condecoração de militares russos que participam na guerra da Síria que “um ato terrorista foi cometido em São Petersburgo”.

Este mês, Putin ordenou a retirada parcial das tropas depois dos serviços de informações e segurança terem concluído que os extremistas perderam quase a totalidade do território que controlavam na Síria e no Iraque.

Em dezembro, os serviços de segurança russos anunciaram que uma célula do grupo terrorista foi desmantelada em São Petersburgo, numa época em que os supostos terroristas preparavam um atentado na Catedral de Nossa Senhora de Kazam, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Na origem da explosão desta quarta-feira está um dispositivo artesanal com 200 gramas de explosivos. O “ato terrorista”, como classifica Putin, fez pelo menos dez feridos, segundo fontes oficiais, nove dos quais receberam assistência médica.

A explosão obrigou a retirada de dezenas de pessoas do edifício onde se situa o supermercado, entre empregados e clientes, segundo a mídia local. Até o momento, ninguém reivindicou a autoria do ataque.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …