Americana, alemão e britânico vencem Nobel de Física por pesquisas com buracos negros

The Nobel Prize / Twitter

O prémio Nobel da Física foi esta terça-feira atribuído ao cientista britânico Roger Penrose, ao alemão Reinhard Genzel e à astrónoma norte-americana Andrea Ghez.

O britânico Roger Penrose, o alemão Reinhard Genzel e a americana Andrea Ghez são os vencedores do Prêmio Nobel de Física em 2020 por suas pesquisas sobre os “buracos negros”, anunciou o júri da Academia Sueca de Ciências.

A americana Andrea Ghez se torna a quarta mulher a ganhar o Nobel de Física, o mais masculino dos seis prêmios escandinavos.

A metade da recompensa de cerca de 1 milhão de euros foi atribuída a Penrose, 89 anos, por ter demonstrado “que a formação de um buraco negro é uma sólida previsão da teoria geral da relatividade”. A outra metade será dividida entre Genzel, 68 anos, e Ghez, 55, pela descoberta de um “objeto compacto e extremamente pesado no centro de nossa galáxia”, explicou o Comitê Nobel.

Buracos negros supermassivos, que chegam a ter bilhões de vezes mais massa do que o sol, ainda são um enigma para a ciência.

Os astrônomos tentam compreender por que eles se tornam tão grandes. Sua formação está no centro da pesquisa astrofísica moderna. Os cientistas acreditam que eles devoram, em uma velocidade vertiginosa, todos os gases emitidos pelas galáxias muito densas ao seu redor.

Como são invisíveis, os buracos negros só podem ser vistos por contraste, observando os fenômenos que provocam em seu ambiente imediato. Uma primeira imagem revolucionária de um buraco negro foi revelada ao mundo em abril de 2019.

A astrofísica, assim como a física quântica, centrada no infinitamente pequeno, foram consideradas as favoritas pelos especialistas para este Nobel 2020.

No ano passado, a Academia já havia premiado três astrônomos: o canadense-americano James Peebles, que seguiu os passos de Albert Einstein para elucidar as origens do universo; e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz, que foram os primeiros a revelar a existência de um planeta fora do sistema solar.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …