São Paulo em alerta: há uma onda de suicídio nas escolas

Duas das escolas mais caras e tradicionais de São Paulo estão passando por um momento delicado: o Colégio Bandeirantes e o Vértice registraram três casos de suicídio de alunos do ensino médio.

O primeiro ocorreu no Vértice em 2017, já os outros dois aconteceram no Colégio Bandeirantes em um intervalo de 10 dias. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, os alunos se mataram em casa e no intervalo.

O intrigante é que os dois casos do Bandeirantes têm perfis diferentes, um indica premeditação, já o outro se enquadra como ato impulsivo. Tratam-se de estudantes diferentes do ensino médio e que não eram amigos.

Ao ganhar as redes sociais, a notícia foi recebida com alarmismo e surgiram informações não confirmadas de situações envolvendo outras escolas da capital paulista. Além disso, uma nota enviada pelo Colégio Bandeirantes aos pais dos alunos mortos acabou vazando na internet, reforçando o descontrole dos fatos.

Na tentativa de buscar respostas para os suicídios, professores de ambas instituições constataram uma reclamação em comum entre os alunos: a de que não são ouvidos. Ou mais, de que não podem sofrer por serem ricos.

Falando ao Estadão, a psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, especializada no processo de luto por suicídio, chama a atenção para um importante debate: a abertura de diálogo, ainda mais se tratando de jovens e adolescentes.

Ou seja, é imprescindível pensar a educação com um viés humanizado, levando em consideração o que se passa na cabeça dos alunos. “O suicídio é um ato de comunicação. A pessoa comunica em morte o que ela não consegue comunicar em vida”, constata.

No Brasil, o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos. Desde 2002, os óbitos causados por esta prática cresceu 10%. Para especialistas, os principais motivos são a depressão, abuso de drogas e álcool, além da violência doméstica e do bullying, intensificados no ambiente escolar.

“Pessoas que seguem qualquer padrão considerado pela maioria da sociedade como desviante, seja o tênis diferente, a cor da pele, o peso, o cabelo ou a orientação de gênero, são hostilizadas continuamente e entram em sofrimento psíquico”, relata para a BBC Estelita, professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ligado à Fiocruz.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É claro, tá tudo uma zona, não se respeita os pais, professor, autoridade, não sabem nem mesmo se é homem ou mulher, qualquer lugar que você vá encontra-se na rua menininhas novinhas com outras menininhas, o mesmo entre menininhos, já provaram de tudo com 12, 13 anos, a vida não tem sentido algum para esses infelizes … E eu sou um louco aqui comentando tudo isso , falta de vergonha na cara, religião e educação em casa, os valores perdidos.

  2. Se voce esta perdido, leia livros de filosofia, lá estão todas as respostas que voce procura. Então voce poderá confiar em uma pessoa, em você mesmo.

  3. “A pessoa comunica em morte o que ela não consegue comunicar em vida”, afirmação incrível, inquietante. Nosso dever sagrado é acolher, ouvir, declarar amor, pois os adolescentes impactam mais que os adultos, com tanta notícia cruel. A frustração dos parentes é incomensurável! Haja paciência para com os jovens teimosos!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …