SARS-CoV-2 é uma combinação natural de 2 coronavírus diferentes, revela estudo

Narendra Shrestha / EPA

Desde o aparecimento do novo coronavírus que os cientistas têm se esforçado por encontrar um tratamento e uma vacina. Mas muitas equipes também estão trabalhando para determinar como surgiu.

Teria tido origem em um morcego? Em um pangolim? Teria havido vazamento acidental de um laboratório? Seria uma arma biológica? Várias hipóteses têm sido colocadas ou alvo de especulação.

Contudo, uma equipe internacional liderada por Xiaojun Li, da Universidade de Duke (EUA), confirma, em um estudo recentemente publicado, que o vírus é resultado de uma combinação de dois vírus, um do morcego e outro do pangolim.

Segundo o portal Trust My Science, que analisou a pesquisa, as análises anteriormente realizadas do genoma do novo coronavírus eram relativamente ambíguas.

Assim, se alguns cientistas asseveravam que o SARS-CoV-2 tinha vindo de uma população local de morcegos, outros apontavam para os pangolins, mamíferos em vias de extinção e que são comercializados ilegalmente no Sudeste Asiático.

Na realidade, segundo o estudo, ambos são responsáveis, pois o SARS-CoV-2 formou-se com fragmentos de vírus de morcego combinados com vírus dos pangolins, o que teria sido decisivo para a transmissão para humanos.

Como é que vírus de duas espécies diferentes podem se unir desta forma? Através da recombinação genética, uma troca de informações entre dois genomas diferentes ou entre dois cromossomas. Este é, na verdade, um processo essencial para a evolução das espécies. O fenômeno também pode ser observado nos vírus, onde a recombinação pode ocorrer em células infectadas por dois vírus diferentes.

Enquanto na maioria das vezes a troca ocorre entre fragmentos de DNA, uma troca de RNA também é possível (especialmente no caso de certos vírus como a gripe): pedaços de RNA misturados podem formar novas combinações genéticas.

Mas no caso do novo coronavírus, que tem uma molécula de RNA particularmente longa, o processo é diferente: a enzima responsável pela cópia do RNA pode se desprender repentinamente do cordão de RNA copiado, enquanto permanece presa à cópia parcial.

Há dois cenários possíveis: na maioria das vezes, a cópia é abandonada, mas às vezes a enzima consegue se ligar a outro RNA e depois pega a cópia de onde ela parou. Mas, para que isso aconteça, os dois RNAs devem ser muito parecidos, sendo o resultado final uma recombinação de dois vírus diferentes.

Para confirmar a hipótese de recombinação, os autores do estudo examinaram os genomas de 43 coronavírus de diferentes espécies (humano, morcego e pangolim) conhecidos por se assemelharem ao SARS-CoV-2.

Uma análise inicial mostrou que o SARS-CoV-2 estava intimamente relacionado a um coronavírus de morcego, a tal ponto que o seu RNA mostrou 96,3% de semelhança genética com o vírus RaTG13 CoV, coletado de um morcego em Yunnan (China) em 2013.

Mas algumas zonas do RNA pareciam ser de um vírus diferente, não necessariamente da mesma espécie. Para os pesquisadores, era a evidência que houve, de fato, recombinação.

Ao mesmo tempo, amostras de coronavírus de pangolins coletadas nas províncias chinesas de Guangdong e Guangxi apresentaram, respectivamente, 91,2% e 85,4% de similaridade com o SARS-CoV-2.

A amostra de Guangxi apresenta uma diferença significativa em relação ao vírus do morcego: esta diferença diz respeito à proteína de espícula (esporão), existente na superfície do vírus e que permite que ele se ligue às células humanas.

Os pesquisadores lograram determinar que a proteína de espícula, que define com quais proteínas das células humanas pode interagir, é originária de um coronavírus do pangolim.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …