Sim, essa foto de uma manta rosa é real

Kristian Laine / Instagram

A imagem acima foi publicada recentemente pela Australian Geographic. A cor pouco usual da manta, no entanto, chamou a atenção do público, que cogitou a utilização de Photoshop.

O animal é realmente cor de rosa, no entanto, embora seja a única manta (um animal também chamado de jamanta ou raia-diabo) conhecida dessa tonalidade.

A manta rosa foi descoberta em um mergulho de 2015 realizado por pesquisadores de um projeto dedicado ao estudo desses animais da Universidade de Queensland, na Austrália. O animal foi nomeado de “Inspetor Clouseau”, em homenagem ao personagem da série de filmes A Pantera Cor-de-Rosa.

Uma análise realizada em 2016 concluiu que a tonalidade da manta não era devido à infecção de pele ou quaisquer doenças, de forma que os cientistas agora acreditam que a coloração estranha seja apenas uma “expressão única da melanina” desta manta em particular. É possível que ela tenha adquirido essa cor por conta de sua dieta.

Pense nos flamingos: eles não nascem cor de rosa. Na verdade, suas penas são naturalmente cinzas, mas mudam de tonalidade devido a um corante chamado de cantaxantina obtido ao se alimentarem de determinada espécie de camarão de água salgada. As mantas se alimentam de zooplâncton e ovas de coral em seu habitat natural, os recifes de coral. Os pesquisadores não creem que a tinta rosa seja local, porém.

A “Inspetor Clouseau” foi vista pela primeira vez em Lady Elliot Island, a mais protegida das enseadas de corais da Grande Barreira de Corais na Austrália. Mantas se alimentam nessa região o ano todo.

Em preto, em preto e branco, e agora em preto e rosa

Um dos maiores peixes do mundo, alcançando até 8,8 metros de largura, as mantas possuem melanina, que ocorre em uma variedade de animais, incluindo humanos.

O melanismo, ou o aumento da quantidade de pigmentação em um indivíduo, é raro no mundo marinho. As mantas são os únicos elasmobrânquios a exibir uma coloração toda negra. A tonalidade em preto e branco é a mais marcante em mantas, mas, ao que tudo indica, elas podem ser pretas e rosa também!

Por enquanto, os cientistas não sabem se a coloração bizarra e exclusiva da “Inspetor Clouseau” tem algum impacto em seu estilo de vida. Vamos ficar de olho!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …