Sim, essa foto de uma manta rosa é real

Kristian Laine / Instagram

A imagem acima foi publicada recentemente pela Australian Geographic. A cor pouco usual da manta, no entanto, chamou a atenção do público, que cogitou a utilização de Photoshop.

O animal é realmente cor de rosa, no entanto, embora seja a única manta (um animal também chamado de jamanta ou raia-diabo) conhecida dessa tonalidade.

A manta rosa foi descoberta em um mergulho de 2015 realizado por pesquisadores de um projeto dedicado ao estudo desses animais da Universidade de Queensland, na Austrália. O animal foi nomeado de “Inspetor Clouseau”, em homenagem ao personagem da série de filmes A Pantera Cor-de-Rosa.

Uma análise realizada em 2016 concluiu que a tonalidade da manta não era devido à infecção de pele ou quaisquer doenças, de forma que os cientistas agora acreditam que a coloração estranha seja apenas uma “expressão única da melanina” desta manta em particular. É possível que ela tenha adquirido essa cor por conta de sua dieta.

Pense nos flamingos: eles não nascem cor de rosa. Na verdade, suas penas são naturalmente cinzas, mas mudam de tonalidade devido a um corante chamado de cantaxantina obtido ao se alimentarem de determinada espécie de camarão de água salgada. As mantas se alimentam de zooplâncton e ovas de coral em seu habitat natural, os recifes de coral. Os pesquisadores não creem que a tinta rosa seja local, porém.

A “Inspetor Clouseau” foi vista pela primeira vez em Lady Elliot Island, a mais protegida das enseadas de corais da Grande Barreira de Corais na Austrália. Mantas se alimentam nessa região o ano todo.

Em preto, em preto e branco, e agora em preto e rosa

Um dos maiores peixes do mundo, alcançando até 8,8 metros de largura, as mantas possuem melanina, que ocorre em uma variedade de animais, incluindo humanos.

O melanismo, ou o aumento da quantidade de pigmentação em um indivíduo, é raro no mundo marinho. As mantas são os únicos elasmobrânquios a exibir uma coloração toda negra. A tonalidade em preto e branco é a mais marcante em mantas, mas, ao que tudo indica, elas podem ser pretas e rosa também!

Por enquanto, os cientistas não sabem se a coloração bizarra e exclusiva da “Inspetor Clouseau” tem algum impacto em seu estilo de vida. Vamos ficar de olho!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …

Hong Kong: um dia após adoção da lei de segurança nacional, polícia prende 180 manifestantes

Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1°) a primeira pessoa presa com base na nova lei de segurança do território, promulgada na véspera …

Brasil tem 1.280 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

A contagem das vítimas da epidemia do novo coronavírus no Brasil, divulgada pelo painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, voltou a registrar mais de mil mortes pela …

Google compra startup de óculos inteligentes

Após um fim de semana de boatos, o Google confirmou na terça-feira (30) que é o novo proprietário da North. A startup canadense ficou conhecida por seus óculos de realidade aumentada Focals, que mais parecem …

Cientistas trazem à tona explicação por que chovem diamantes em Netuno

Uma equipe de cientistas teorizou que diamantes podem se formar através de metano em planetas como Netuno e Urano, que possuem temperaturas maiores que as esperadas em seus centros. As profundezas dos planetas mais afastados do …

França se despede de Fessenheim, sua mais antiga central nuclear

Após 43 anos de funcionamento, na noite desta segunda-feira (29) para terça-feira (30), a central nuclear francesa de Fessenheim, localizada no nordeste do país, deixará definitivamente de operar, antes de ser desmontada. Uma vitória para …

Inteligência artificial: robô real está sendo treinado para estrelar filme de ficção científica

Uma robô japonesa chamada Erica foi escalada para ser a protagonista de um filme de ficção científica chamado “b”. Criada por cientistas japoneses, a atriz não humana recebeu aulas de atuação seguindo o clássico método …

Ministro da Educação distorceu experiência acadêmica na Alemanha

O professor Carlos Decotteli mal havia sido anunciado como novo ministro da Educação quando passou a ter suas credenciais acadêmicas contestadas. Primeiro, foi revelado que ele nunca havia completado seu doutorado, ao contrário do que …