Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar.

A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato com a aeronave militar, um quadrimotor de reconhecimento Ilyushin Il-20, na noite de segunda-feira, durante um ataque de caças-bombardeiros F-16 de Israel sobre alvos na província de Latakia.

A aeronave, geralmente usada em missões de vigilância, “foi abatida por um sistema de mísseis S-200 do exército da Síria, matando todos os 15 tripulantes”, informou o ministério russo da Defesa.

A queda do avião russo é o mais grave incidente entre os dois aliados desde que Moscou passou a intervir militarmente na Síria, no final de 2015, para apoiar o regime de Damasco, então enfraquecido.

Em comunicado, o ministério da Defesa russo explicou que os quatro caças F-16 israelenses teriam usado o avião russo como escudo em uma investida aérea ao regime sírio em Latakia. Sabe-se agora que o avião foi abatido com 15 pessoas a bordo, a cerca de 35 quilômetros da costa.

Segundo os russos, os militares foram avisados da intervenção das forças israelenses um minuto antes do ataque, tempo insuficiente para garantir a segurança do avião Ilyushin Il-20 e dos tripulantes, ato considerado pelos russos como uma “provocação intencional”.

Moscou alega que o avião russo se preparava para pousar na base aérea de Hmeymim, ao mesmo tempo que navios franceses e caças israelenses iniciavam um ataque ao regime sírio. Os caças F-16 de Israel teriam utilizado o avião russo como cobertura para poderem se aproximar dos alvos sem serem atingidos pelo sistema antiaéreo sírio.

“Consideramos as ações do exército israelense como hostis”, afirmou Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo. “Ao se esconderem atrás do avião russo, os pilotos israelenses o colocaram na linha de fogo do sistema de defesa da Síria. Como resultado, o Il-20 foi abatido pelo sistema de mísseis S-200 sírio”.

Em comunicado, os russos afirmam ter “o direito de tomar medidas equivalentes em resposta”. Os franceses já negaram ter lançado qualquer tipo de ofensiva com mísseis.

Dmitry Terekhov / Flickr

Avião de reconhecimento russo Ilyushin Il-20

O Comitê de Investigação da Rússia afirmou nesta terça-feira (18) que abriu um inquérito sobre queda da aeronave. “O principal departamento de investigação do Comitê de Investigação da Rússia lançou uma investigação criminal sobre a queda da aeronave Il-20 no Mar Mediterrâneo”, afirmou a porta-voz do organismo, Svetlana Petrenko.

De acordo com a porta-voz, os investigadores e criminologistas do comitê trabalham em conjunto com o Ministério da Defesa russo no local do incidente. “Todas as circunstâncias e as causas do incidente estão sendo estabelecidas”, acrescentou Petrenko.

Israel culpa Assad e o Hezbollah

O exército israelense reagiu às acusações da Rússia, contestando que sua força aérea tivesse usado a aeronave russa como cobertura para escapar do fogo sírio, e responsabiliza o presidente sírio, Bashar al-Assad, como responsável pelo incidente.

“Israel considera Bashar al-Assad, cujo exército abateu o avião russo, como totalmente responsável por esses incidentes”, afirmou um porta-voz da força aérea israelense.

Entretanto, o presidente russo, Vladimir Putin, em visita oficial à Turquia, reagiu ao incidente, parecendo diluir o tom das acusações e procurar um discurso conciliatório em relação a Israel. Segundo o chefe do Kremlin, a aeronave russa foi abatida na sequência de “uma série de circunstâncias acidentais trágicas“.

Ciberia // Sputnik / RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …