Avião militar russo que transportava o Coro do Exército Vermelho caiu no Mar Negro

Bieniecki Piotr / Wikimedia

"Kalinka": atuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia

“Kalinka”: atuação do Alexandrov Ensemble, o famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia

Um avião militar russo Tu-154 com 91 pessoas a bordo desapareceu este domingo dos radares pouco depois de descolar do aeroporto de Sochi, zona balnear russa na costa do Mar Negro. Entre os desaparecidos estão 64 membros do famoso Coro do Exército Vermelho da Rússia

Os destroços do avião militar foram encontrados no Mar Negro, de acordo com agências de notícias locais, que citam o Ministério da Defesa.

“Fragmentos do avião Tu-154 do Ministério da Defesa foram encontrados a 1,5 quilômetros da costa da cidade de Sochi, no Mar Negro, a uma profundidade entre 50 e 70 metros”, indicou o ministério.

O aparelho partiu às 05:40 (00:40 em Brasília) de Adler, na zona balnear de Sochi, na costa do Mar Negro, e realizava um voo de rotina quando desapareceu dos radares.

O avião, que transportava 91 pessoas (83 passageiros e 8 membros da tripulação), levava para a Síria os membros do famoso Alexandrov Ensemble, o grupo musical oficial do exército, mais conhecido como “Coro do Exército Vermelho da Rússia“.

O agrupamento musical viajava para participar nas celebrações de Ano Novo na base militar russa de Khmeimim, na costa da cidade síria de Latakia.

“Eu também devia ter viajado com eles para a Síria, mas há poucos dias minha filha ficou doente e pedi licença médica para ficar com ela”, disse Sergei Jlapnikov, um dos membros do famoso agrupamento musical militar, à agência Interfax.

Segundo Jlapnikov, o avião acidentado transportava apenas os membros do coro e do conjunto de dança, porque a apresentação na Síria não tinha participação da orquestra.

O Alexandrov Ensemble, formado durante a era da União Soviética, é um agrupamento musical militar masculino composto por constituído por um grupo de dança, uma orquestra e um coro.

A imortal balada folclórica russa “Kalinka” é uma das mais conhecidas interpretações do icônico coro.

Segundo o ministério da Defesa da Rússia, além dos artistas do Alexandrov Ensemble, viajavam para Síria militares, 9 jornalistas dos principais canais de televisão russos e a médica Elizaveta Glinka, conhecida filantropa russa que acompanhava uma carga humanitária destinada a um hospital sírio.

Segundo a agência Sputnik News, o presidente do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Ozerov, afirma que não há qualquer chance de a queda do aparelho ter sido provocada por um atentado, e aponta para uma falha técnica ou erro de pilotagem como causas do acidente.

“Eu nem considero a hipótese de atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível “, afirmou Ozerov.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …