Vacina Sputnik V: Rússia critica União Europeia

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo deve ser vacinado amanhã contra a Covid-19 e afirmou não forçar ninguém a fazer o que quer que seja, mas interroga-se sobre os interesses defendidos por entidades europeias deixando a entender que os interesses dos cidadãos poderiam não estar a falar tão alto como os de empresas farmacêuticas.

Vladimir Putin comentava, assim, as declarações do comissário europeu do mercado interno, o francês Thierry Breton, para o qual a imunidade colectiva poderia ser alcançada em Julho no velho continente pelo que a União prescindiria da vacina russa Sputnik V.

“A Sputnik V é mais uma vacina. Aquilo com que contamos são 350 milhões de doses. O que é muito complicado é obter o aumento da velocidade de fabrico”, disse Breton.

“Doravante isso já está a ocorrer. Ou seja não só não precisamos da Sputnik V, nem de nenhuma outra vacina. O que precisamos é que aquelas com que contamos sejam produzidas de forma massiva”.

“Os russos têm uma dificuldade enorme a produzir a Sputnik V, talvez seja necessário ajudá-los. Isso é algo para vermos no segundo semestre do ano. Nesse caso, porque não fornecer-lhes uma ou duas fábricas para o efeito?”, questionou.

“Mas, por enquanto, prioridade aos europeus, porque o meu objectivo é a 14 de Julho termos a possibilidade de atingirmos a imunidade ao nível do continente. Esta é a recta final para lá chegarmos”, disse ainda.

A Hungria, a Eslováquia e a República Checa, essas, não aguardaram sequer por um hipotético sinal verde de Bruxelas e, devido aos atrasos nas entregas das poucas vacinas disponíveis (3 actualmente na Europa: Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca) acabaram por encomendar aos russos da Sputnik V a dita vacina.

Por ora a Agência europeia de medicamentos está, porém, a analisar o dossier. Enquanto os europeus parecem hesitar, a revista científica The Lancet tinha confirmado no mês passado a eficácia da vacina russa.

A Rússia, para além da Sputnik V, estaria já na posse de outras duas vacinas contra a Covid-19.

Já nesta segunda-feira o presidente russo, Vladimir Putin, falou ao telefone com o presidente do Conselho europeu, Charles Michel, tendo-se demonstrado agastado com a posição de Bruxelas em relação a Moscovo que qualificou como sendo “conflituosa”.

O Kremlin, a meados deste mês, tinha insinuado que tanto Bruxelas como Washington faziam campanha junto de países terceiros, caso do Brasil, para que estes não utilizassem a vacina Sputnik V.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …