União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação em relação às vacinas com países de fora do bloco.

A Comissão Europeia definiu ações-chave para intensificar a luta contra a pandemia da Covid-19, e em comunicado divulgado essa semana, uma das ações será a ajuda aos parceiros do bloco. De acordo com Bruxelas, o executivo europeu deve criar “um mecanismo para estruturar o fornecimento de vacinas partilhadas pelos estados-membros com os países terceiros”.

O Brasil não foi citado no documento. Resta a expectativa de que o país seja levado em consideração durante o debate dos dirigentes nesta quinta-feira.

O bloco europeu pretende doar cerca de 2,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, até o momento, para os países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia do Norte, Kosovo e Sérvia), alguns parceiros orientais (Geórgia, Moldávia, Ucrânia, Armênia e Azerbaijão), além da África.

Acelerar a imunização na Europa

Desde a semana passada, a empresa farmacêutica americana Pfizer reduziu temporariamente as entregas de sua vacina Pfizer/Biontech contra a Covid-19 na Europa para aumentar sua capacidade de produção. O objetivo é produzir 2 bilhões de doses de vacina por ano em vez dos 1,3 bilhão planejadas.

A Comissão Europeia também conta com a autorização de novas vacinas. A agência europeia de medicamentos deve aprovar uma terceira vacina, a da AstraZeneca, no dia 29 de janeiro, e, depois, será a vez do imunizante da Johnson & Johnson.

Para sair da crise o mais rápido possível, Bruxelas pretende ainda aumentar os testes e dispor de mais genomas do vírus sequenciados para detectar suas fragilidades e forças.

A presidente do executivo europeu, Ursula von der Leyen, quer que um certificado de vacinação contra a Covid-19 seja reconhecido mutuamente nos 27 países do bloco. Nesta cúpula, os chefes de estado e governo da União Europeia devem abordar a questão.

Esse certificado de vacinação possibilitaria a monitoração da primeira e da segunda dose, além de facilitar a circulação dos europeus no continente. Atualmente, todas as viagens não essenciais são fortemente desaconselháveis até que a situação epidemiológica melhore consideravelmente.

Estratégia de vacinação na União Europeia

Para tentar manter as mutações do novo coronavírus sob controle, o centro europeu de prevenção de doenças, a agência europeia de medicamentos, a Comissão Europeia e os governos dos 27 países do bloco pretendem até março vacinar pelo menos 80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde, assistentes sociais e cuidadores em asilos de idosos.

Até o verão de 2021, entre os meses de junho a agosto, os estados-membros deverão ter vacinado 70% de suas populações adultas.

Novas restrições e taxas altas de contaminação

Para conter a propagação do vírus e de sua mutação, a Alemanha prorrogou o lockdown até 14 de fevereiro e anunciou o fechamento de escolas e jardins de infância. Holanda e Dinamarca também intensificaram as restrições para frear a epidemia.

No Reino Unido, as mortes pelo coronavírus bateram um novo recorde diário. Desde o último sábado (16), a França endureceu as medidas sanitárias e impôs um toque de recolher às 18h em todo o país. Apesar do início da vacinação contra a Covid-19, a taxa de infecção diária do novo coronavírus está aumentando em vários países da Europa.

Em Portugal, o número médio de infecções atingiu um recorde de mais de 10 mil casos por dia. No Reino Unido (43.257), Espanha (33.360), França (18.820) e Alemanha (16.404) a média de contaminações tem sido bastante alta. Ultimamente, de cada 100 novos casos de Covid confirmados no mundo, 30 são no continente europeu.

Desde o início da pandemia foram registrados quase 28 milhões de casos e 636 mil mortes na Europa, o continente mais atingido pelo novo coronavírus. Atualmente, os países europeus com o maior número diário de mortes são o Reino Unido (1.820), Alemanha (883), Itália (477) e França (363).

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …