Trump recebe esposa de Guaidó na Casa Branca em meio a novo apagão na Venezuela

Michael Reynolds / EPA

O presidente americano Donald Trump e seu vice-presidente Mike Pence receberam Fabiana Rosales, esposa de Juan Guaidó, na Casa Branca nesta quarta-feira. Paralelamente, a Venezuela continuava paralisada nesta quarta-feira por um novo apagão que afetou a capital, Caracas, e outras regiões.

Trump disse que considera Rosales como a primeira-dama da Venezuela. “Estamos com você 100%”, disse Donald Trump “.

Trump e Pence também exigiram o fim do apoio russo a Caracas. “A Rússia tem que sair”, disse o presidente. Pence pediu a Moscou que acabe com “todo o apoio ao regime de Maduro” e classificou a chegada de dois aviões militares por Moscou à Venezuela como uma “provocação inoportuna”.

A Rússia defendeu nesta quarta-feira a presença de militares na Venezuela, ao participar de um conselho permanente da OEA no qual foi aprovada uma resolução pedindo a entrada da ajuda humanitária na Venezuela.

O observador suplente da Rússia, Alexander Kormachev, pediu a palavra depois da votação e se pronunciou contra “as acusações de algumas altas posições dos Estados Unidos sobre alegadas intervenções russas na Venezuela”.

Kormachev defendeu, em espanhol fluente, que “a cooperação bilateral da Rússia com a Venezuela adere estritamente à Constituição deste país e respeita sua legislação, incluindo os poderes do legislativo”. Em meio à pressão internacional para que Maduro deixe o cargo, Rússia e China, os principais credores da dívida externa da Venezuela (estimada em 150 bilhões de dólares), tornaram-se os grandes aliados do presidente socialista.

Novo apagão

O apagão se mantinha intermitente em Caracas e outras regiões, após a nova falha, registrada na madrugada desta quarta-feira. Segundo o último boletim do governo, a falha afetou a recuperação de 85% do serviço, obtida até a noite de terça-feira (27).

A queda foi “produto da instabilidade derivada do ataque“, acrescenta o relatório, reafirmando que o apagão foi provocado por um incêndio na hidroelétrica de Guri, o qual o presidente Nicolás Maduro atribui à oposição. O boletim do governo não informa quando a situação será normalizada.

Diante da situação, o governo Maduro “decidiu suspender as atividades trabalhistas e educativas amanhã, quinta-feira, 28”, informou o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez. O ministro esclareceu que a nova falha ocorreu na manhã de quarta-feira (28), interrompendo o serviço em setores de Caracas e outras regiões onde ele havia retornado.

“Vamos continuar esse processo de distribuição de energia até que todos os equipamentos danificados pelo terrorismo entrem em operação”, disse Rodriguez, sem dar uma estimativa de quando a situação será normalizada.

O caos continuou com a suspensão do bombeamento de água, a paralisação dos transportes – incluindo o metrô de Caracas – e o impacto das comunicações e do banco eletrônico, vitais devido à escassez de dinheiro em espécie gerada pela hiperinflação.

Guaidó convoca novo protesto

Em resposta, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, convocou um protesto nacional no sábado. “Toda vez que você não tem luz, água, gás, transporte, não é hora de se acostumar com isso, é hora de exigir nossos direitos”, disse Guaidó, conclamando seus partidários a não permanecerem “passivos”.

Maduro reagiu convocando para o mesmo dia uma “grande mobilização” em defesa do governo socialista. “Temos uma grande mobilização, em todo o país. São mais de mil pontos”, anunciou no programa do dirigente “chavista” Diosdado Cabello na estatal VTV.

O presidente pediu aos ‘coletivos’ – grupos populares chavistas armados – “tolerância zero com as guarimbas”, como chama os protestos violentos e os bloqueios de rua. O país de 30 milhões de pessoas ficou no escuro na segunda-feira, após o pior apagão de sua história, que começou em 7 de março e durou quase uma semana.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …