Um em cada cinco russos é “parente” da Rainha Elizabeth II

mikepaws / Flickr

A rainha Elizabeth II da Inglaterra

A rainha Elizabeth II da Inglaterra

Um estudo realizado por uma empresa russa apurou que um quinto da população da Rússia tem laços genéticos com a família Real britânica, os Windsor, a que pertence a Rainha Elizabeth II.

O estudo, realizado pela empresa Genotek, apurou que 20% da população do país está geneticamente relacionada com a monarca britânica, com Maria de Médici, que foi Rainha de França, e com os filhos de Nicolau II, o último Imperador da Rússia que foi casado com a Imperatriz Alexandra Fedorovna, neta da Rainha Victoria da Inglaterra.

A pesquisa teve por base o chamado DNA mitocondrial, “um segmento do genoma contido nas “estações energéticas” da célula”, que é transmitido das mães aos filhos, explica a agência de notícias russa Sputnik, que divulga os resultados.

Os geneticistas conseguiram estabelecer laços de parentesco entre 20% da população russa e a Família Real britânica, através do compartilhamento em comum do chamado hablogrupo H, um grupo mitocondrial.

“Os pesquisadores destacam que a presença de tais laços não significa que uma pessoa seja descendente direta, por exemplo, de Gengis Khan ou de reis da antiguidade”, dizem os geneticistas.

Um hablogrupo comum na linha masculina ou feminina não é mais do que um indicador que demonstra que seus representantes têm um pai comum ou uma mãe comum que pode ter vivido há milhares de anos ou até há dezenas de milhares de anos antes do aparecimento de dirigentes célebres e dos seus “descendentes” contemporâneos.

Nicolau II era parente próximo de muitos monarcas europeus, incluindo os Windsor e o Kaiser alemão Wilhelm II.

“Depois da Revolução Bolchevique e do subsequente caos social, os genomas podem ter se espalhado de forma alargada entre a população russa, o que explica a sua presença em 20% dos russos contemporâneos”, aponta o jornal Global Times.

A pesquisa apurou também que, pelo lado paterno, 25% dos russos compartilha o hablogrupo R1a1 que apareceu há cerca de 10 mil anos, na região ao norte do Mar Cáspio, e que se encontra no DNA de figuras como o explorador inglês Sir Francis Drake e como o Rei Willem-Alexander da Holanda.

Um estudo anterior da Genotek já tinha apurado que apenas 16,2% dos russos atuais carregam o genoma dos povos originais da Rússia, que viveram no país séculos atrás.

Para realçar como a área de pesquisa é fascinante, o CEO da Genotek, Valery Ilinsky, conta que há 3 anos a empresa fez “um teste de DNA a Vladimir Zhirinovsky“, um dos mais proeminentes políticos da Rússia da atualidade, e detectou que o político “tem ancestrais comuns com Napoleão e Einstein“.

“Um dos hablogrupos de Zhirinovsky, E1b1b1, é bastante interessante – também se encontra no DNA de Adolf Hitler, Vlad Tepes (também conhecido como Vlad, o Empalador ou Drácula) e Benito Mussolini“, explica Ilinsky ao Global Times.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …