Um em cada cinco russos é “parente” da Rainha Elizabeth II

mikepaws / Flickr

A rainha Elizabeth II da Inglaterra

A rainha Elizabeth II da Inglaterra

Um estudo realizado por uma empresa russa apurou que um quinto da população da Rússia tem laços genéticos com a família Real britânica, os Windsor, a que pertence a Rainha Elizabeth II.

O estudo, realizado pela empresa Genotek, apurou que 20% da população do país está geneticamente relacionada com a monarca britânica, com Maria de Médici, que foi Rainha de França, e com os filhos de Nicolau II, o último Imperador da Rússia que foi casado com a Imperatriz Alexandra Fedorovna, neta da Rainha Victoria da Inglaterra.

A pesquisa teve por base o chamado DNA mitocondrial, “um segmento do genoma contido nas “estações energéticas” da célula”, que é transmitido das mães aos filhos, explica a agência de notícias russa Sputnik, que divulga os resultados.

Os geneticistas conseguiram estabelecer laços de parentesco entre 20% da população russa e a Família Real britânica, através do compartilhamento em comum do chamado hablogrupo H, um grupo mitocondrial.

“Os pesquisadores destacam que a presença de tais laços não significa que uma pessoa seja descendente direta, por exemplo, de Gengis Khan ou de reis da antiguidade”, dizem os geneticistas.

Um hablogrupo comum na linha masculina ou feminina não é mais do que um indicador que demonstra que seus representantes têm um pai comum ou uma mãe comum que pode ter vivido há milhares de anos ou até há dezenas de milhares de anos antes do aparecimento de dirigentes célebres e dos seus “descendentes” contemporâneos.

Nicolau II era parente próximo de muitos monarcas europeus, incluindo os Windsor e o Kaiser alemão Wilhelm II.

“Depois da Revolução Bolchevique e do subsequente caos social, os genomas podem ter se espalhado de forma alargada entre a população russa, o que explica a sua presença em 20% dos russos contemporâneos”, aponta o jornal Global Times.

A pesquisa apurou também que, pelo lado paterno, 25% dos russos compartilha o hablogrupo R1a1 que apareceu há cerca de 10 mil anos, na região ao norte do Mar Cáspio, e que se encontra no DNA de figuras como o explorador inglês Sir Francis Drake e como o Rei Willem-Alexander da Holanda.

Um estudo anterior da Genotek já tinha apurado que apenas 16,2% dos russos atuais carregam o genoma dos povos originais da Rússia, que viveram no país séculos atrás.

Para realçar como a área de pesquisa é fascinante, o CEO da Genotek, Valery Ilinsky, conta que há 3 anos a empresa fez “um teste de DNA a Vladimir Zhirinovsky“, um dos mais proeminentes políticos da Rússia da atualidade, e detectou que o político “tem ancestrais comuns com Napoleão e Einstein“.

“Um dos hablogrupos de Zhirinovsky, E1b1b1, é bastante interessante – também se encontra no DNA de Adolf Hitler, Vlad Tepes (também conhecido como Vlad, o Empalador ou Drácula) e Benito Mussolini“, explica Ilinsky ao Global Times.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …