Parlamento britânico aprova Brexit; Rainha Elizabeth II deve dar sinal verde esta semana

O Parlamento britânico aprovou na noite de ontem a lei que permitirá ao país se retirar do bloco da União Europeia (UE), cumprindo o que foi decidido em plebiscito em junho do ano passado.

Com o “sim” ao projeto de lei tanto na Câmara Baixa, quanto na Câmara dos Lordes, restará a aprovação da rainha, que pode dar o sinal verde esta semana para que as negociações de saída da UE possam ser iniciadas, cumprindo o chamado Artigo 50.

Isso pode acontecer ainda na terça-feira, mas a expectativa é de que a primeira-ministra Theresa May comunique o bloco europeu sobre a retirada apenas no fim deste mês.

“O Parlamento apoiou hoje o governo em sua determinação de seguir com o processo de saída da UE”, disse o secretário responsável pelo Brexit, David Davis. “Agora nós estamos no limiar da negociação mais importante do nosso país em uma geração.”

De acordo com os veículos de imprensa ingleses, informações divulgadas pela Agência EFE, Londres deixaria passar as celebrações do 60° aniversário do Tratado de Roma, que os 27 membros restantes celebrarão na capital italiana no dia 25 deste mês, antes de iniciar a ruptura.

Um porta-voz da Downing Street, escritório oficial da primeira-ministra britânica, afirmou que o anúncio desta manhã da ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon, de que promoverá um segundo referendo sobre a independência da região não afetou o calendário do Brexit.

Além da Escócia demonstrar interesse em deixar o Reino Unido, o partido nacionalista Sinn Féin (Irlanda do Norte) pediu ontem a realização de um referendo sobre a reunificação da Irlanda “o mais rápido possível“, de modo a fazer frente ao impacto da futura saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A líder da formação na Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, afirmou que o governo de Londres “se nega a escutar” a maioria da população irlandesa, que votou contra o Brexit em junho do ano passado.

Mas em Londres, a câmara dos Comuns iniciou um debate no qual decidirá se elimina as duas emendas acrescentadas pela Câmara dos Lordes ao projeto de lei para iniciar o desligamento com a UE.

Espera-se que a maioria conservadora descarte ambos anexos, que asseguram os direitos dos cidadãos comunitários no Reino Unido após o Brexit e outorga ao parlamento um voto “significativo” sobre o futuro acordo de desligamento entre Londres e Bruxelas.

A Câmara dos Lordes pode dar o sinal verde definitivo ao projeto de lei e a partir disso o texto ficaria pronto para entrar em vigor após receber a rubrica da rainha Elizabeth II, abrindo o caminho a May para ativar em qualquer momento o artigo 50.

Ciberia // BBC / EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …