Uruguai, Argentina e Paraguai: como explicar o agravamento da pandemia na América do Sul?

Jean-Christophe Bott / EPA / Lusa

Quinze meses após o aparecimento do coronavírus na América do Sul, três vizinhos do Brasil vivem hoje o pior momento da crise sanitária. Paradoxalmente, a estratégia permissiva do Uruguai e os confinamentos obrigatórios da Argentina produziram o mesmo resultado: junto com os paraguaios, uruguaios e argentinos registram atualmente as maiores taxas de mortalidade do mundo por Covid-19.

A prevalência da variante brasileira e o aumento da mobilidade podem explicar o agravamento da pandemia nessa região, segundo especialistas.

O Uruguai, depois de ocupar as manchetes internacionais por sua gestão exemplar da epidemia, passou a liderar o ranking de mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com 22 óbitos, de acordo com dados contabilizados nesta quinta-feira (27) pela agência AFP, a partir de notificações oficiais. Atrás, estão Paraguai, com 19 mortos, e Argentina, com 15.

Colômbia, Brasil e Peru vêm na sequência desta lista. Para referência, os Estados Unidos registram atualmente 2,5 óbitos por 100 mil habitantes. A exceção é o Chile, onde há uma redução gradual de novos casos.

No Uruguai, “as pessoas não acreditam” na gravidade do vírus, lamenta o médico intensivista Francisco Domínguez.

“A gente observa isso nas ruas: quase ninguém usa máscara“, conta. “Enquanto a pessoa não tem um parente hospitalizado aqui, ela não se dá conta”, afirma Domínguez. Com 3,6 milhões de habitantes, o Uruguai apresenta hoje números “históricos” de internações em UTIs, confirma Julio Pontet, presidente da Sociedade Uruguaia de Medicina Intensiva.

A baixa percepção do risco no Uruguai pode ser explicada, em parte, por um período quase sem contaminações, enquanto no resto do mundo, e principalmente no Brasil, os números da pandemia explodiam. Além disso, para proteger a economia, o presidente Luis Lacalle Pou defende a “liberdade responsável” dos cidadãos e se recusou a confinar a população, apesar da pressão do sindicato médico e de setores da oposição e da sociedade civil.

O ritmo intenso de imunização – 28% da população uruguaia já foi completamente vacinada e 47% recebeu a primeira dose – ainda não se refletiu na curva de contágio e mortalidade, como está acontecendo no Chile.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou, nesta quarta-feira (26), para o patamar “preocupante” de casos e mortes pela Covid-19 nas últimas semanas na região. Sylvain Aldighieri, gerente para a Covid-19 na OPAS, apontou que “a carga dos serviços, inclusive para pacientes graves e em unidades de terapia intensiva, ainda é muito alta na maioria dos países do Cone Sul”.

Ele ainda assinalou a pressão que “virá com o início do inverno, que historicamente coincide com o período das doenças respiratórias agudas”, e exortou as autoridades a aplicar e fiscalizar com rigor as medidas de saúde pública.

Cansaço na Argentina

O cansaço provocado por meses de restrições se faz notar na Argentina, após um 2020 de toques de recolher e lockdowns, alternados recentemente com períodos de flexibilização.

No sábado (22), o país iniciou nove dias de quarentena total para enfrentar o recrudescimento dos casos – uma média diária sem precedentes de 30 mil infecções e 500 mortes.

Comportamentos irresponsáveis, adoção tardia de restrições mais duras, falta de vacinas e as novas e mais agressivas variantes do vírus explicam a voracidade dessa nova onda, segundo Elisa Estenssoro, integrante do comitê de especialistas que assessora o governo de Alberto Fernández.

“Os hábitos da população não são consistentes: encontros sociais, gente sem máscara… Tem uma parte que cumpre e outra que nega ou se rebela”, comentou.

A infraestrutura de saúde está no limite. Em Neuquén (sudoeste), o hospital Heller, o maior da província, fechou as portas por falta de oxigênio. No hospital Durand, em Buenos Aires, há “falta de leitos e o pessoal está exausto”, contou o enfermeiro Héctor Ortiz. “Quando os leitos se liberam é devido a mortes e eles se reocupam”.

Na terça-feira (25), protestos convocados nas redes sociais ocorreram em várias cidades argentinas contra as restrições, que dividem um país que começava a dar sinais de reativação após três anos de recessão agravada pela pandemia.

Em relação à vacinação, cerca de 8,7 milhões dos 45 milhões de argentinos (menos de 20% da população) receberam a primeira dose e 2,4 milhões as duas doses, segundo dados oficiais.

Faltam insumos e vacinas no Paraguai

No Paraguai, os principais problemas são a falta de insumos e de doses de vacina para tratar os doentes. O governo de Mário Abdo Benitez estendeu o toque de recolher noturno até 7 de junho, mas a circulação durante o dia continua intensa.

“Hoje vivemos uma circulação comunitária alta, com pouca resposta sanitária, com falta de insumos e falta de vacinas”, lamentou o epidemiologista Tomás Mateo Balmelli.

Apenas 3% dos 7,3 milhões de paraguaios estão vacinados e as autoridades reconheceram em março 100% de ocupação das UTIs. Os pacientes “estão morrendo nos bancos ou leitos de hospitais, nos corredores (…) e em suas próprias casas”, afirmou o especialista.

Dezenas de pessoas se aglomeram nas entradas dos hospitais do país para acompanhar a evolução de seus familiares, sem poder entrar nos estabelecimentos.

Na semana passada, a enfermeira Elizabeth Marín se acorrentou na em frente à sede do Ministério da Saúde, em Assunção, para exigir um leito de terapia intensiva. “Tem que haver um lugar para meu pai. É seu direito”, disse a repórteres.

O vice-ministro Hernán Martínez prometeu conseguir uma vaga para ela, depois de pedir “um pouco de paciência”. Paciência que geralmente é letal.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …