Cientista injeta em si mesmo “bactéria da juventude” com 3,5 milhões de anos

(dr) Anatoli Brouchkov / Siberian Times

O dr. Anatoli Brouchkov acredita que essa bacteria, descobertas em 2009, pode ser o segredo para a vida eterna

O dr. Anatoli Brouchkov acredita que essa bacteria, descoberta em 2009, pode ser o segredo para a vida eterna

A procura pela juventude eterna existe desde que o homem percebeu que sua presença na Terra é passageira. Mas em teoria, ela poderia existir?

Um cientista russo chamado Anatoli Brouchkov acredita que sim, e que a fonte da vida eterna está em uma bactéria que está viva há 3,5 milhões de anos em uma região permanentemente congelada da Rússia.

A bactéria, chamada Bacillus F, foi descoberta na Sibéria em 2009. Logo de cara ela já impressionou por estar viva por todo esse tempo. Brouchkov acredita que há algum mecanismo nessa bactéria que a faz ficar viva por milhões de anos.

A bactéria activa foi encontrada em altas concentrações nos restos do cérebro congelado de um mamute, descoberto em bom estado de conservação.

O mamute, encontrado em 2009 nas ilhas da Nova Sibéria, teve as condições de conservação ideais: caiu num poço com água, que se congelou e nunca mais descongelou.

Uma equipe de cientistas, liderada pelo professor de Ciências Médicas Víctor Cherniavski, efectuou então um estudo do efeito destes micro-organismos na qualidade de vida de animais hospedeiros.

Os experimentos mostraram que os animais que receberam a bactéria viveram mais tempo que o grupo controle e continuaram tendo bebês saudáveis nesta sobrevida.

“É provável que os mesmos ensaios, em humanos, venham a ter os mesmos efeitos estimulantes”, disse Víctor Cherniavski à agência TASS.

“Os nossos estudos sugerem que grupos isolados destes micro-organismos conseguem sobreviver no permafrost e preservar a capacidade de produzir substâncias biológicas activas”, acrescentou o cientista.

“Temos agora que encontrar forma de aplicar o efeito destes organismos a seres humanos”, concluiu Cherniavski.

Empolgado com os resultados de Cherniavski, em 2013 o cientista Anatoli Brouchkov, director do departamento de Geocriologia da Universidade Estatal de Moscovo, decidiu mesmo testar o soro em si próprio.

“Me sinto muito bem, com energia redobrada, estou memso trabalhando até mais tarde”, contou o cientista, de 58 anos, ao jornal Siberian Times, “e nesses 3 anos, nem um resfriado peguei”.

“Seria ótimo encontrar os mecanismos de protecção dessas bactérias contra as doenças e o envelhecimento, para lutar contra nosso próprio envelhecimento”, diz Brouchkov.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …