Venezuela prende 6 envolvidos em suposto atentado contra Maduro

chavezcandanga / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O governo da Venezuela informou que seis supostos envolvidos no atentado contra o presidente Nicolás Maduro foram detidos. Pelos relatos, o atentado ocorreu no sábado (4) durante uma comemoração com militares em Caracas, deixando sete feridos, dos quais três em estado grave.

O ministro do Interior, Néstor Reverol, anunciou as prisões na emissora oficial de televisão. Ele classificou o ato como terrorismo e de elevada frustração.

Temos até agora seis terroristas e assassinos detidos, vários veículos apreendidos, e foram feitas várias buscas e apreensões em hotéis da capital do nosso país, onde houve coleta de importantíssimas evidências”, disse.

Segundo relatos, Maduro participava dos 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana quando foi vítima de um atentado com drones que levavam explosivos. Ele saiu ileso.

No momento do ataque, o político discursava em cadeia nacional de rádio e televisão para defender as últimas medidas econômicas de seu governo, que são criticadas pela oposição.

A transmissão oficial mostrou militares que estavam perfilados para um desfile saindo do local correndo de maneira desordenada, e o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, sendo retirado às pressas.

Ataques

De acordo com o governo, foram usados, durante o atentado, dois drones modelo DJI M600 com capacidade para suportar grandes cargas.

Os artefatos não feriram Maduro, de acordo com o ministro Vladimir Padrino, “graças às técnicas especiais” da Guarda de Honra, responsável pela segurança do presidente, e à instalação de equipes inibidoras de sinais que desorientaram os drones, que detonaram os explosivos “fora do perímetro planejado pelos assassinos”, segundo palavras de Padrino.

Maduro acusou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e a “extrema-direita” colombiana. Após as acusações, a presidência e a Chancelaria da Colômbia informaram que a denúncia “carece de base”, é “absurda” e tem se tornado “um costume”.

Guerrilheiros

O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, saiu em defesa de Maduro e também responsabilizou a extrema-direita pelo incidente.

“Rejeitamos enfaticamente o atentado contra o presidente Nicolás Maduro. O respeito pela soberania e pelo povo é a garantia da estabilidade e tranquilidade na região”, escreveu – no Twitter – Londoño, conhecido como Timochenko.

Em outra mensagem na mesma rede social, o porta-voz do partido político Força Alternativa Revolucionária do Comum, no qual se transformou a guerrilha, comentou que o ataque foi “outro golpe no vazio da extrema-direita nativa manipulada por centros de poder do exterior”.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …