Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?

Hoje considerados um dos grandes inimigos do planeta, os sacos plásticos outrora foram criados para salvar o planeta. No entanto, como muitas boas invenções, o ser humano acabou ‘perdendo a mão’ e começou a usá-lo de forma descontrolada.

O resultado é que hoje o plástico está se acumulando em aterros, poluindo rios, mares e oceanos e chegou até ao nosso corpo também. Porém, nem sempre foi assim. Entenda.

Criado pelo filho do engenheiro sueco Sten Gustaf Thulin – em 1959, os sacos de plástico foram desenvolvidos como uma alternativa aos sacos de papel, cuja produção resultou na derrubada de florestas.

A nova alternativa propunha maior durabilidade, o que significava que eles poderiam ser usados repetidamente – muitas mais vezes do que um saco de papel poderia suportar. Infelizmente, não isto o que aconteceu. A preguiça falou mais alto e o ser humano decidiu que não seria necessário reutilizar o saco plástico.

Atualmente, cerca de 40% do plástico produzido é de embalagens que são usadas apenas uma vez e depois descartadas. Inconformado, o filho do inventor das sacolas plásticas afirmou: “Para meu pai, a idéia de que as pessoas simplesmente jogariam fora essas coisas seria bizarra. Ele sempre carregava um saco plástico no bolso dobrado. Você sabe o que todos estamos sendo encorajados a fazer hoje, que é levar suas sacolas de volta à loja, ele estava fazendo nos anos 70 e 80 naturalmente”.

Os sacos de plástico foram patenteados pela Celloplast e, em meados da década de 1960, já estavam substituindo ativamente os de em papel e tecido na Europa.

Em 1979, as sacolas plásticas já representavam 80% do mercado europeu de sacolas. No início dos anos 80, duas das maiores redes de supermercados dos EUA – Kroger e Safeway – decidiram usar sacolas plásticas. No final dos anos 80, as sacolas plásticas substituíram as de papel em todo o mundo.

Um estudo realizado pela National Geographic disse que, os norte americanos utilizam uma sacola plástica por dia, enquanto os dinamarqueses uma média de quatro sacolas plásticas ao ano. De acordo com a ONU, todos os anos são produzidas cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas. O maior problema é que, a grande maioria não é reciclada e acaba em aterros sanitários, onde levam até 1.000 anos para se degradar.

No entanto, embora a opção por sacos de papel e algodão reduza tecnicamente o desperdício, eles também têm outros efeitos ambientais importantes. A Agência de Meio Ambiente do Reino Unido sugere que um saco de papel precise ser usado pelo menos três vezes para ser considerado “verde”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …