Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?

Hoje considerados um dos grandes inimigos do planeta, os sacos plásticos outrora foram criados para salvar o planeta. No entanto, como muitas boas invenções, o ser humano acabou ‘perdendo a mão’ e começou a usá-lo de forma descontrolada.

O resultado é que hoje o plástico está se acumulando em aterros, poluindo rios, mares e oceanos e chegou até ao nosso corpo também. Porém, nem sempre foi assim. Entenda.

Criado pelo filho do engenheiro sueco Sten Gustaf Thulin – em 1959, os sacos de plástico foram desenvolvidos como uma alternativa aos sacos de papel, cuja produção resultou na derrubada de florestas.

A nova alternativa propunha maior durabilidade, o que significava que eles poderiam ser usados repetidamente – muitas mais vezes do que um saco de papel poderia suportar. Infelizmente, não isto o que aconteceu. A preguiça falou mais alto e o ser humano decidiu que não seria necessário reutilizar o saco plástico.

Atualmente, cerca de 40% do plástico produzido é de embalagens que são usadas apenas uma vez e depois descartadas. Inconformado, o filho do inventor das sacolas plásticas afirmou: “Para meu pai, a idéia de que as pessoas simplesmente jogariam fora essas coisas seria bizarra. Ele sempre carregava um saco plástico no bolso dobrado. Você sabe o que todos estamos sendo encorajados a fazer hoje, que é levar suas sacolas de volta à loja, ele estava fazendo nos anos 70 e 80 naturalmente”.

Os sacos de plástico foram patenteados pela Celloplast e, em meados da década de 1960, já estavam substituindo ativamente os de em papel e tecido na Europa.

Em 1979, as sacolas plásticas já representavam 80% do mercado europeu de sacolas. No início dos anos 80, duas das maiores redes de supermercados dos EUA – Kroger e Safeway – decidiram usar sacolas plásticas. No final dos anos 80, as sacolas plásticas substituíram as de papel em todo o mundo.

Um estudo realizado pela National Geographic disse que, os norte americanos utilizam uma sacola plástica por dia, enquanto os dinamarqueses uma média de quatro sacolas plásticas ao ano. De acordo com a ONU, todos os anos são produzidas cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas. O maior problema é que, a grande maioria não é reciclada e acaba em aterros sanitários, onde levam até 1.000 anos para se degradar.

No entanto, embora a opção por sacos de papel e algodão reduza tecnicamente o desperdício, eles também têm outros efeitos ambientais importantes. A Agência de Meio Ambiente do Reino Unido sugere que um saco de papel precise ser usado pelo menos três vezes para ser considerado “verde”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …