Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?

Hoje considerados um dos grandes inimigos do planeta, os sacos plásticos outrora foram criados para salvar o planeta. No entanto, como muitas boas invenções, o ser humano acabou ‘perdendo a mão’ e começou a usá-lo de forma descontrolada.

O resultado é que hoje o plástico está se acumulando em aterros, poluindo rios, mares e oceanos e chegou até ao nosso corpo também. Porém, nem sempre foi assim. Entenda.

Criado pelo filho do engenheiro sueco Sten Gustaf Thulin – em 1959, os sacos de plástico foram desenvolvidos como uma alternativa aos sacos de papel, cuja produção resultou na derrubada de florestas.

A nova alternativa propunha maior durabilidade, o que significava que eles poderiam ser usados repetidamente – muitas mais vezes do que um saco de papel poderia suportar. Infelizmente, não isto o que aconteceu. A preguiça falou mais alto e o ser humano decidiu que não seria necessário reutilizar o saco plástico.

Atualmente, cerca de 40% do plástico produzido é de embalagens que são usadas apenas uma vez e depois descartadas. Inconformado, o filho do inventor das sacolas plásticas afirmou: “Para meu pai, a idéia de que as pessoas simplesmente jogariam fora essas coisas seria bizarra. Ele sempre carregava um saco plástico no bolso dobrado. Você sabe o que todos estamos sendo encorajados a fazer hoje, que é levar suas sacolas de volta à loja, ele estava fazendo nos anos 70 e 80 naturalmente”.

Os sacos de plástico foram patenteados pela Celloplast e, em meados da década de 1960, já estavam substituindo ativamente os de em papel e tecido na Europa.

Em 1979, as sacolas plásticas já representavam 80% do mercado europeu de sacolas. No início dos anos 80, duas das maiores redes de supermercados dos EUA – Kroger e Safeway – decidiram usar sacolas plásticas. No final dos anos 80, as sacolas plásticas substituíram as de papel em todo o mundo.

Um estudo realizado pela National Geographic disse que, os norte americanos utilizam uma sacola plástica por dia, enquanto os dinamarqueses uma média de quatro sacolas plásticas ao ano. De acordo com a ONU, todos os anos são produzidas cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas. O maior problema é que, a grande maioria não é reciclada e acaba em aterros sanitários, onde levam até 1.000 anos para se degradar.

No entanto, embora a opção por sacos de papel e algodão reduza tecnicamente o desperdício, eles também têm outros efeitos ambientais importantes. A Agência de Meio Ambiente do Reino Unido sugere que um saco de papel precise ser usado pelo menos três vezes para ser considerado “verde”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …