Vulcão Kilauea cria cenário de destruição no Havaí

Bruce Omori / Paradise Helicopters / EPA

Pelo menos 21 casas foram destruídas pela lava expelida pelo vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havaí, que alcança mais de 60 metros de altura, segundo os cientistas no local. “Esse número pode ainda aumentar”, declarou, na noite deste domingo (6), a porta-voz do condado do Havaí, Janet Snyder.

As autoridades afirmaram ainda que as casas destruídas no bairro residencial de Leilani se encontravam sobre buracos no chão abertos pelo vulcão, que inicialmente expeliram lava, mas no domingo só liberavam vapor e gás.

De acordo com o Observatório de Vulcões do Havaí, existem dez aberturas, ao passo que no sábado só existiam oito.

“Há mais magma (rocha fundida abaixo da superfície da Terra) no sistema para entrar em erupção. Enquanto essa fonte estiver lá, a erupção vai continuar”, disse a vulcanologista do Departamento de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, Wendy Stovall.

As aberturas podem eventualmente se tornar uma grande cratera, como já aconteceu em erupções vulcânicas anteriores no Havaí, disse Stovall.

“Se perdermos a nossa fazenda, não sabemos para onde iremos. Perdemos a nossa casa e nossos rendimentos, ao mesmo tempo. Tudo o que podemos fazer é rezar e esperar”, disse a residente Cherie McArthur à agência norte-americana Associated Press.

Cerca de 240 pessoas e 90 animais passaram a noite de sábado (5) em abrigos, relatou a Cruz Vermelha norte-americana. O condado do Havaí ordenou a retirada de mais de 1.700 pessoas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens.

Dois terremotos, com magnitude de 6,9 e 5,4 graus na Escala Richter, sacudiram a zona do vulcão, que levou o governador do Havaí a decretar estado de emergência, com mais de 10 mil habitantes instados a sair de casa.

O vulcão está localizado no sudeste da ilha de Havaí, que é a maior do arquipélago, na qual vivem cerca de 185 mil pessoas.

O Kilauea está em erupção contínua desde 1983. O Observatório de Vulcões do estado emitiu um aviso, em meados de abril, relatando que havia sinais de pressão no magma subterrâneo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …