O vulcão Kilauea, no Havai, entrou em erupção nesta sexta-feira (4) e se aproxima de áreas residenciais, onde mais de 10 mil pessoas já foram informadas que devem sair e procurar por locais seguros.
Nos últimos dias, a Ilha Grande, no Havaí (EUA), tem sido palco de enorme atividade sísmica. Nesta sexta, o vulcão Kilauea entrou de novo em erupção depois de vários tremores e a lava agora se aproxima das áreas residenciais, que serão evacuadas.
Em resposta à erupção do vulcão, as autoridades do Havaí expandiram as ordens de evacuação das zonas urbanas, pelo que mais de 10 mil habitantes foram já instados a sair de casa.
De acordo com as autoridades, todos os residentes da subdivisão de Leilani devem abandonar imediatamente suas casas, uma ordem limitada anteriormente a apenas parte do bairro.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou que as áreas abaixo do declive de erupção estão sob o risco de serem totalmente cobertas por lava.
As erupções do Kilauea, um dos maiores vulcões do mundo têm sido frequentes desde 1983. Nos últimos dias, verificou-se uma intensa atividade sísmica. Na quinta-feira passada (26), inclusive, um tremor de magnitude 5,5 na Escala Richter abalou o distrito de Hualien, sem que tenham sido registradas vítimas ou danos materiais.
Ciberia, Lusa // ZAP / Agência Brasil