O vulcão Kilauea já destruiu dezenas de casas no Havaí. A lava do vulcão vai destruindo objetos por onde passa, caso de um Ford Mustang que se encontrava estacionado à beira de uma estrada.
O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, colocou o Havaí em alerta desde quinta-feira passada. Embora o país seja conhecido e atraia muitos turistas pela sua beleza em erupção (literalmente), a lava emitida pelo vulcão tem causado grande destruição.
Para trás ficam casas e automóveis que os habitantes não conseguem salvar. Um vídeo publicado pela cadeia televisiva norte-americana CBS ilustra bem o problema, ao mostrar uma massa enorme de rocha fundida destruindo tudo o que encontra pela frente. E nem o Ford Mustang consegue escapar.
Apesar de ser um cenário assustador, a lava se deslocava a uma baixa velocidade, o que permitiu a fuga dos habitantes da região da ilha grande do Havaí. No entanto, o Ford Mustang não foi salvo e acabou tendo o mesmo fim que as 26 casas que a lava já visitou desde que o vulcão entrou em erupção.
Segundo o Observador, nesse tipo de vulcão, a lava ascende à superfície através de tubos, nos quais a rocha assume sua forma líquida, a uma temperatura que ronda os 1.300 graus Celsius (ºC).
Quando a lava entra em contato com o ar, esfria rapidamente, sobretudo na camada exterior, que fica de cor preta. Contudo, no interior do manto, a rocha continua a temperaturas bastante elevadas e perigosas.
Curiosamente, as zonas avermelhadas são as menos quentes – entre 600 a 800ºC. Seguidas pelas de cor laranja – de 800 a 1.000ºC. Por fim, a cor amarela corresponde a temperaturas mais elevadas, entre 1.000 e 2.000ºC.
Ciberia // ZAP