“Bomba de lava” do Kilauea atinge embarcação e faz 23 feridos

Hawaii Dlnr

Estragos na embarcação após ser atingida pela “bomba de lava” do Kilauea

Uma explosão enviou nesta terça-feira (17) lava para a cobertura de um barco de turismo na Ilha Grande, no Havaí, causando pelo menos 23 feridos, anunciaram as autoridades.

As vítimas foram atingidas por uma “bomba de lava” do vulcão Kilauea, quando estavam na embarcação turística para ver a lava derretida cair nas águas do Pacífico.

Uma mulher de 20 anos sofreu uma lesão grave numa das pernas, enquanto os passageiros restantes da embarcação têm queimaduras e traumatismos, refere o Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado.

Treze dos feridos foram transportados para o hospital, enquanto dez pessoas sofreram ferimentos leves e foram tratados no local.

“De repente, quando estávamos abandonando a área, tudo à nossa volta começou a explodir. Estava em todo lado”, contou o capitão do barco, Shane Turpin, em declarações ao The Guardian.

As pessoas estavam a bordo de uma embarcação de turismo que leva os visitantes para ver a lava que chega ao oceano, depois da erupção, há cerca de dois meses, do vulcão Kilauea, existindo várias empresas que efetuam passeios do tipo.

As autoridades alertaram sobre o perigo de aproximação da lava que entra no oceano, com a Guarda Costeira dos Estados Unidos criando, em maio, uma zona de segurança, que proíbe as embarcações de se aproximarem a menos de 300 metros dos pontos de entrada no mar.

Apesar da proibição, existe uma licença especial que permite que experientes operadores de barcos possam se aproximar até cerca de 50 metros.

O vulcão Kilauea, que está em erupção desde o início de maio, já destruiu mais de 700 casas, mas, até o momento, o único ferido grave foi um homem atingido pela leva numa das pernas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …