1500 cadastros com emails do Governo em site de relacionamentos extra-conjugais pirateado

AshleyMadison.com

-

O site de relacionamentos extra-conjugais AshleyMadison.com foi atacado por hackers, que divulgaram os dados pessoais dos clientes cadastrados – entre eles, 1.500 com emails de domínios do Governo do Brasil.

O arquivo de 9,7 gigabytes foi exposto através da rede Tor, utilizado para imersões na chamada Deep Web, a parte “obscura” da internet. Também já está disponível em torrent.

Os documentos parecem incluir detalhes de email, conta e logins de cerca de 32 milhões de usuários do site. Sete anos de dados de cartão de crédito e outros detalhes de transação de pagamentos são também parte da exposição.

Apesar do vazamento incluir nomes, endereços e e-mails, essas informações podem não ser confiáveis (é improvável que as pessoas tenham fornecido seus dados verdadeiros ao se inscrever no site). Já os cartões de crédito são outra história. Eles podem produzir verdadeiros nomes e endereços, a menos que o cliente tenha usado algum cartão pré-pago anônimo.

Emails .gov.br

Foram encontrados cerca 1.500 emails .GOV.BR na base de dados. Dentre os diversos ramos da administração pública de inúmeros estados do país é possível encontrar emails da dos domínios camara.gov.br, senado.gov.br, planalto.gov.br e caixa.gov.br.

Os hackers também compartilharam as descrições do que os membros do site estavam buscando. “Eu estou procurando por alguém que não é feliz em casa ou está apenas entediado e procurando alguma emoção”, escreveu um membro do Canadá. “Eu adoro quando eu sou chamado e me dizem que eu tenho 15 minutos para chegar a algum lugar onde eu vou ser recebido na porta com uma surpresa, talvez lingerie, nudez”.

Senhas liberadas parecem ter sido criptografadas usando o algoritmo bcrypt para PHP. Robert Graham, CEO da Erratasec, diz que apesar de esta ser uma das maneiras mais seguras para armazenar senhas, hackers ainda são susceptíveis de conseguir roubá-las. “Se as contas ainda estão online, isso significa que os hackers serão capazes de interceptar qualquer correspondência privada associada à conta”, explica.

Moralidade

Os hackers, que se denominam Impact Team (Equipe Impacto), tinham exigido que a Avid Life Media (ALM), proprietária do AshleyMadison.com, tirasse o site do ar, bem como outro de seus serviços, o EstablishedMen.com, que promete conectar belas mulheres jovens com homens mais velhos e ricos.

Quando eles não atenderam ao pedido, a equipe divulgou os dados de seus clientes. Também postaram arquivos com informações financeiras da empresa detalhando salários dos funcionários e documentos de mapeamento da rede interna da empresa.

Os hackers expuseram os dados com o seguinte discurso:

“Avid Life Media falhou em tirar do ar o Ashley Madison e o Established Men. Nós explicamos a fraude, enganação, e estupidez da ALM e seus membros. Agora todos podem ver seus dados.

Encontrou alguém que você conhece aqui? Tenha em mente que o site é um golpe com milhares de perfis femininos falsos. Veja a ação judiciaria contra a Ashley Madison; 90 a 95% dos seus usuários são homens. Há boas chances de que seu marido tenha se inscrito no maior site para casos extraconjugais do mundo, mas nunca tenha tido um. Ele apenas tentou. Se é que a distinção importa.

Encontrou-se aqui? Foi a ALM que falhou com você e mentiu para você. Processe-os e peça uma indenização. Em seguida, siga em frente com sua vida. Aprenda a lição e se redima. Constrangedor agora, mas você vai superar isso”.

Práticas comerciais fraudulentas

Os hackers parecem visar os sites AshleyMadison e EstablishedMen não só pela moral questionável que eles encorajaram, mas também por práticas comerciais fraudulentas.

Apesar de prometer a clientes que excluiriam seus dados por uma taxa US$ 19, a empresa reteve as informações de todo mundo nos servidores da ALM. “Que pena para os homens, mas eles são babacas traidores e não merecem tal discrição”, escreveram os hackers. “Que pena para a ALM, que prometeu sigilo, mas não o deu”.

A ALM segue desafiadoramente ignorando as advertências do grupo e mantendo ambos os sites online mesmo após a violação, prometendo a clientes que aumentaram a segurança das suas redes. Para quem já teve seus dados expostos, no entanto, isso não é nenhum consolo.

Agora, essas pessoas enfrentam constrangimento público, a ira de parceiros furiosos, possível chantagem e fraude de qualquer um que pode utilizar seus dados roubados.

A Avid Life Media condenou a divulgação dos dados.

“Este evento não é um ato de hacktivismo, é um ato de criminalidade. É uma ação ilegal contra os membros individuais da AshleyMadison.com, bem como quaisquer pessoas livres que optam por se envolver em atividades totalmente legais online”, disse a empresa em um comunicado.

“O criminoso, ou criminosos, envolvido neste ato se apontou como juiz moral, jurado e carrasco, se achando apto para impor sua noção pessoal de virtude em toda a sociedade. Não vamos ficar de braços cruzados e permitir que estes ladrões forcem sua ideologia pessoal sobre os cidadãos de todo o mundo”, acrescenta a empresa.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …