Historiadores acreditam que a Rainha Elizabeth II é descendente de Maomé

(dr) Jason Bell / Clarence House

A Família Real Britânica no dia do batizado do príncipe George. Descendentes de Maomé?

A Rainha Elizabeth II seria descendente de Maomé? Aparentemente desconexa, a possibilidade de Elizabeth II e o fundador do Islã terem uma relação de parentesco é grande – pelo menos segundo defende um grupo de historiadores que estudou 43 gerações da árvore genealógica da rainha britânica.

A hipótese de haver uma proximidade genealógica entre essas duas figuras emblemáticas para a história da humanidade não é uma novidade. O primeiro estudo a sugerir a ideia foi apresentado em 1985 pela Burke’s Peerage, autoridade britânica fundada em 1826 pelo genealogista John Burke e especializada nas relações sanguíneas da realeza britânica.

Os primeiros indícios da ascendência islâmica da rainha surgem na pista da presença de muçulmanos na Espanha medieval e de uma ligação a Fátima, filha do Profeta Maomé.

O estudo da Burke’s Peerage sugeria então que Elizabeth II seria descendente de uma princesa muçulmana do século XI, chamada Zaida, que teria fugido de casa, em Sevilha, antes de se converter ao cristianismo.

Zaida seria a quarta esposa do sultão de Sevilha, Al-Mu’tamid ibn Abbad, do qual teve um filho, Sancho, cuja filha mais tarde teria casado com o Conde de Cambridge. Mas a origem de Zaida é discutida por alguns historiadores, que sustentam que a princesa seria na realidade filha de um califa descendente do profeta muçulmano.

Segundo o Daily Mail, nos anos 1980, representantes da Burke’s Peerage chegaram a escrever uma carta para a então primeira-ministra Margareth Thatcher, na qual manifestavam receio sobre o eventual impacto da revelação de tal notícia.

A ligação da família real com Maomé não pode ser tornada pública para proteger a família real de terroristas islâmicos. O povo britânico desconhece o fato de que o sangue de Maomé corre nas veias da rainha. Por outro lado, os principais líderes religiosos muçulmanos estão orgulhosos da ligação”, diz a nota citada pelo jornal britânico.

Os genealogistas consideram que o sangue de Elizabeth II tem sua trajetória registrada a partir do século 14, época do nascimento do Conde de Cambridge, título de nobreza criado em 1362.

A ideia de que Elizabeth II e Maomé são parentes distantes ganhou novo fôlego, depois de o jornal marroquino Al-Ousboue ter publicado um estudo que traçou 43 gerações de ascendentes de Elizabeth II, tendo conseguido seguir a linhagem da rainha britânica até o profeta Maomé.

(dr)

Árvore genealógica da Rainha Elizabeth II

Abdelhamid Al-Auouni, jornalista do Al-Ousboue, expressou sua alegria pela notícia da ligação genealógica entre as duas personagens históricas. “Essa ligação permite construir  uma ponte entre as duas religiões e os dois reinos“, diz Al-Auouni.

Já em um fórum de discussão ateu árabe se diz, entre outros comentários, quase todos em tons de humor, que “a Rainha Elizabeth vai agora ter que reclamar o direito a governar os muçulmanos”. Outros consideram a notícia uma manobra de propaganda “para agradar aos cada vez mais numerosos súditos muçulmanos” de sua majestade.

O Palácio de Buckingham, por sua vez, não fez nenhum tipo de comentário à notícia.

Elizabeth II é, há 65 anos, a rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, do Canadá, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, e de mais alguns reinos e territórios da Commonwealth. Estaria preparada para mais um reino?

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu também sou parente dela, através de Noé. E isso não muda nada em nossas vidas.
    “Abdelhamid Al-Auouni, jornalista do Al-Ousboue, expressou sua alegria pela notícia da ligação genealógica entre as duas personagens históricas. ‘Essa ligação permite construir uma ponte entre as duas religiões e os dois reinos’, diz Al-Auouni.” Que ridículo! Teria sido uma ponte social apenas no passado muito distante, se tivesse sido aproveitada para o intercâmbio e confraternização desses dois povos. Da perspectiva religiosa, não é hoje nem teria sido antigamente. Maomé e seus descendentes imediatos odiavam o que a Igreja Católica, fraudulentamente, chamava de Cristianismo, muito mal representado no cotidiano das indulgências, da simonia, da idolatria, da tirania, do luxo e da luxúria.
    Argumentos? hermogenesvc@gmail.com

  2. Penso que todos de alguma forma são afetados geneticamente pelo DNA árabe, judaico semítico, principalmente a Ibéria, e isso se expandiu para o mundo novo que é o meu caso… fiz ano passado teste de ancestralidade genealógica e descobrir que meu ancestral remonta o Oriente Médio, SOU J1c3d2, estou numa mutação de 1650 anos denominada FGC2, a jusante de FGC12 (FGC12> FGC1696> FGC5> FGC1> FGC2). Tudo muito fascinante, esse avanço traz muitas surpresas….

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxford testa ivermectina como possível tratamento contra covid-19

Universidade quer verificar se medicamento antiparasitário pode trazer benefícios a infectados pelo coronavírus e evitar hospitalizações. Remédio é defendido por Bolsonaro como parte do chamado tratamento precoce. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou nesta …

Aquecimento global fará milhões de vítimas, diz texto da ONU

Dezenas de milhões de pessoas deverão sofrer de fome, seca e doenças nas próximas décadas devido às mudanças climáticas, segundo rascunho de relatório de 4 mil páginas preparado por painel de especialistas. As mudanças climáticas irão …

Blocos flutuantes podem indicar que Vênus está geologicamente ativo

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que a superfície de Vênus possui um manto gelatinoso, com pedaços sólidos de crosta flutuando e se movimentando como blocos de gelo. Para os especialistas, esta atividade fornece possíveis indicações …

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …