4 brasileiros são finalistas em “Oscar” da fotografia mundial

Quatro brasileiros foram selecionados como finalistas de um dos principais prêmios de fotografia do mundo, o World Photography Awards, conhecido como uma espécie de “Oscar” do segmento.

Os fotógrafos João San, Franklin Neto, Gil Josquin e Caio Vita ficaram entre os dez melhores nas categorias Profissional e Aberta. As imagens deles foram escolhidas entre 227 mil fotos enviadas de 183 países diferentes.

Os vencedores serão anunciados em Londres em duas datas diferentes, dependendo da categoria em que estão inscritos – 28 de março e 20 de abril.

No ano passado, o brasileiro Alexandre Meneghini foi o ganhador na categoria Pessoas da competição Aberta com o registro de com uma imagem de duas nadadoras durante uma onda de calor em Cuba.

Além dos finalistas listados acima, outros quatro brasileiros ficaram entre os 50 melhores nas suas categorias.

‘Contador de histórias’

João San é do Rio de Janeiro, vive em Niterói e se formou no Instituto de Fotografia de Nova York. Ele já trabalhou como diretor de arte e criatividade em diversas agências de publicidade.

Sua foto, escolhida na categoria “Profissional Conceitual”, é JAN-KEN-PON, inspirada na brincadeira “papel, pedra e tesoura” e parte de uma série de fotoesculturas.

“Sou um contador de histórias, e essas fotosesculturas se apropriam do jogo de uma perspectiva diferente, congelando a pedra, a tesoura e o papel, dando ao espectador a chance de ignorar as regras ou segui-las. Eles são convidados a participar de cada história e decidir seu final”, disse.

Segundo o brasileiro, “nada se compara a ser escolhido em um prêmio dessa magnitude e com tantos competidores”.

‘Filme da vida’

Goiano radicado em Lisboa, Franklin Neto é especialista em arquitetura e paisagem e foi selecionado pela fotografia Dimensions (“Dimensões”, em tradução livre) na categoria Aberta – Arquitetura.

Segundo ele, a foto acima é “a representação mais íntima do Santuário de Fátima, em Portugal, inserido na arquitetura, frequentado por missionários, padres e freiras. A imagem revela o vem e vai das pessoas dentro do templo, o filme da vida dos que tem fé”.

“Uma perspectiva de baixo foi escolhida para mostrar respeito e o reflexo representa o equilíbrio entre as dimensões.”

‘Beijo que não envelhece nunca’

Outro brasileiro escolhido, o estudante Caio Vita começou a fazer fotografia urbana há somente dois anos, sem formação profissional.

Ele é de Belo Horizonte, trabalha como designer e atualmente estuda design gráfico em Roterdã, na Holanda, onde mora desde 2013.

A imagem escolhida – que retrata o beijo de um casal – foi tirada nas ruas da cidade e concorre na categoria Fotografia de Rua.

“Esse carro estacionou embaixo da minha janela numa rua muito movimentada. O homem estava sozinho dentro do carro e eu sabia que ele estava esperando por alguém, então peguei minha câmera e assisti ao desenrolar da história. Quando a pessoa finalmente chegou, pude presenciar aquele tipo de beijo apaixonado que não envelhece nunca.”

‘Impacto nas pessoas’

O carioca Gil Josquin foi um dos selecionados na categoria Enhanced. Profissional de animação para cinema e televisão, ele tem na fotografia – digital e analógica – um hobby.

A imagem selecionada é The Big Zebra (“A Grande Zebra”), uma fotomontagem de uma zebra gigante colocada ao lado de um viaduto na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

“É uma grande e agradável surpresa estar entre os selecionados. Eu amo fotos em branco e preto e o impacto que elas têm nas pessoas”, disse.

Realizado há dez anos, o World Photography Awards premia fotógrafos contemporâneos. Neste ano, 49 nacionalidades foram representadas nas categorias Profissional, Aberta, Jovem e Estudantil.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …