4 brasileiros são finalistas em “Oscar” da fotografia mundial

Quatro brasileiros foram selecionados como finalistas de um dos principais prêmios de fotografia do mundo, o World Photography Awards, conhecido como uma espécie de “Oscar” do segmento.

Os fotógrafos João San, Franklin Neto, Gil Josquin e Caio Vita ficaram entre os dez melhores nas categorias Profissional e Aberta. As imagens deles foram escolhidas entre 227 mil fotos enviadas de 183 países diferentes.

Os vencedores serão anunciados em Londres em duas datas diferentes, dependendo da categoria em que estão inscritos – 28 de março e 20 de abril.

No ano passado, o brasileiro Alexandre Meneghini foi o ganhador na categoria Pessoas da competição Aberta com o registro de com uma imagem de duas nadadoras durante uma onda de calor em Cuba.

Além dos finalistas listados acima, outros quatro brasileiros ficaram entre os 50 melhores nas suas categorias.

‘Contador de histórias’

João San é do Rio de Janeiro, vive em Niterói e se formou no Instituto de Fotografia de Nova York. Ele já trabalhou como diretor de arte e criatividade em diversas agências de publicidade.

Sua foto, escolhida na categoria “Profissional Conceitual”, é JAN-KEN-PON, inspirada na brincadeira “papel, pedra e tesoura” e parte de uma série de fotoesculturas.

“Sou um contador de histórias, e essas fotosesculturas se apropriam do jogo de uma perspectiva diferente, congelando a pedra, a tesoura e o papel, dando ao espectador a chance de ignorar as regras ou segui-las. Eles são convidados a participar de cada história e decidir seu final”, disse.

Segundo o brasileiro, “nada se compara a ser escolhido em um prêmio dessa magnitude e com tantos competidores”.

‘Filme da vida’

Goiano radicado em Lisboa, Franklin Neto é especialista em arquitetura e paisagem e foi selecionado pela fotografia Dimensions (“Dimensões”, em tradução livre) na categoria Aberta – Arquitetura.

Segundo ele, a foto acima é “a representação mais íntima do Santuário de Fátima, em Portugal, inserido na arquitetura, frequentado por missionários, padres e freiras. A imagem revela o vem e vai das pessoas dentro do templo, o filme da vida dos que tem fé”.

“Uma perspectiva de baixo foi escolhida para mostrar respeito e o reflexo representa o equilíbrio entre as dimensões.”

‘Beijo que não envelhece nunca’

Outro brasileiro escolhido, o estudante Caio Vita começou a fazer fotografia urbana há somente dois anos, sem formação profissional.

Ele é de Belo Horizonte, trabalha como designer e atualmente estuda design gráfico em Roterdã, na Holanda, onde mora desde 2013.

A imagem escolhida – que retrata o beijo de um casal – foi tirada nas ruas da cidade e concorre na categoria Fotografia de Rua.

“Esse carro estacionou embaixo da minha janela numa rua muito movimentada. O homem estava sozinho dentro do carro e eu sabia que ele estava esperando por alguém, então peguei minha câmera e assisti ao desenrolar da história. Quando a pessoa finalmente chegou, pude presenciar aquele tipo de beijo apaixonado que não envelhece nunca.”

‘Impacto nas pessoas’

O carioca Gil Josquin foi um dos selecionados na categoria Enhanced. Profissional de animação para cinema e televisão, ele tem na fotografia – digital e analógica – um hobby.

A imagem selecionada é The Big Zebra (“A Grande Zebra”), uma fotomontagem de uma zebra gigante colocada ao lado de um viaduto na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

“É uma grande e agradável surpresa estar entre os selecionados. Eu amo fotos em branco e preto e o impacto que elas têm nas pessoas”, disse.

Realizado há dez anos, o World Photography Awards premia fotógrafos contemporâneos. Neste ano, 49 nacionalidades foram representadas nas categorias Profissional, Aberta, Jovem e Estudantil.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …