4 brasileiros são finalistas em “Oscar” da fotografia mundial

Quatro brasileiros foram selecionados como finalistas de um dos principais prêmios de fotografia do mundo, o World Photography Awards, conhecido como uma espécie de “Oscar” do segmento.

Os fotógrafos João San, Franklin Neto, Gil Josquin e Caio Vita ficaram entre os dez melhores nas categorias Profissional e Aberta. As imagens deles foram escolhidas entre 227 mil fotos enviadas de 183 países diferentes.

Os vencedores serão anunciados em Londres em duas datas diferentes, dependendo da categoria em que estão inscritos – 28 de março e 20 de abril.

No ano passado, o brasileiro Alexandre Meneghini foi o ganhador na categoria Pessoas da competição Aberta com o registro de com uma imagem de duas nadadoras durante uma onda de calor em Cuba.

Além dos finalistas listados acima, outros quatro brasileiros ficaram entre os 50 melhores nas suas categorias.

‘Contador de histórias’

João San é do Rio de Janeiro, vive em Niterói e se formou no Instituto de Fotografia de Nova York. Ele já trabalhou como diretor de arte e criatividade em diversas agências de publicidade.

Sua foto, escolhida na categoria “Profissional Conceitual”, é JAN-KEN-PON, inspirada na brincadeira “papel, pedra e tesoura” e parte de uma série de fotoesculturas.

“Sou um contador de histórias, e essas fotosesculturas se apropriam do jogo de uma perspectiva diferente, congelando a pedra, a tesoura e o papel, dando ao espectador a chance de ignorar as regras ou segui-las. Eles são convidados a participar de cada história e decidir seu final”, disse.

Segundo o brasileiro, “nada se compara a ser escolhido em um prêmio dessa magnitude e com tantos competidores”.

‘Filme da vida’

Goiano radicado em Lisboa, Franklin Neto é especialista em arquitetura e paisagem e foi selecionado pela fotografia Dimensions (“Dimensões”, em tradução livre) na categoria Aberta – Arquitetura.

Segundo ele, a foto acima é “a representação mais íntima do Santuário de Fátima, em Portugal, inserido na arquitetura, frequentado por missionários, padres e freiras. A imagem revela o vem e vai das pessoas dentro do templo, o filme da vida dos que tem fé”.

“Uma perspectiva de baixo foi escolhida para mostrar respeito e o reflexo representa o equilíbrio entre as dimensões.”

‘Beijo que não envelhece nunca’

Outro brasileiro escolhido, o estudante Caio Vita começou a fazer fotografia urbana há somente dois anos, sem formação profissional.

Ele é de Belo Horizonte, trabalha como designer e atualmente estuda design gráfico em Roterdã, na Holanda, onde mora desde 2013.

A imagem escolhida – que retrata o beijo de um casal – foi tirada nas ruas da cidade e concorre na categoria Fotografia de Rua.

“Esse carro estacionou embaixo da minha janela numa rua muito movimentada. O homem estava sozinho dentro do carro e eu sabia que ele estava esperando por alguém, então peguei minha câmera e assisti ao desenrolar da história. Quando a pessoa finalmente chegou, pude presenciar aquele tipo de beijo apaixonado que não envelhece nunca.”

‘Impacto nas pessoas’

O carioca Gil Josquin foi um dos selecionados na categoria Enhanced. Profissional de animação para cinema e televisão, ele tem na fotografia – digital e analógica – um hobby.

A imagem selecionada é The Big Zebra (“A Grande Zebra”), uma fotomontagem de uma zebra gigante colocada ao lado de um viaduto na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

“É uma grande e agradável surpresa estar entre os selecionados. Eu amo fotos em branco e preto e o impacto que elas têm nas pessoas”, disse.

Realizado há dez anos, o World Photography Awards premia fotógrafos contemporâneos. Neste ano, 49 nacionalidades foram representadas nas categorias Profissional, Aberta, Jovem e Estudantil.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …