OMS divulga lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

npmeijer / Flickr

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

Novos antiobióticos são necessários com urgência para combater 12 famílias de patogênicos, incluindo a salmonela, que causa intoxicação alimentar; essas bactérias conseguem encontrar maneiras de resistir aos tratamentos médicos.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou esta segunda-feira a primeira lista dos patogênicos mais resistentes a antibióticos. São 12 famílias de bactérias que impõe as ameaças mais graves à saúde humana.

Essas bactérias conseguem encontrar novas maneiras de resistir aos tratamentos médicos e por isso, novos antibióticos são necessários com urgência. A OMS dividiu o grupo em três categorias: prioridade crítica, alta ou média.

Intoxicação

O grupo mais crítico inclui as bactérias multirresistentes a medicamentos que são uma ameaça a hospitais, enfermarias e a pacientes que usam aparelho de ventilação mecânica ou catéter.

A ONU News entrevistou a coordenadora do Programa de Vigilância de Resistência Antimicrobiana da OMS. De Genebra, Carmem Pessoa da Silva explicou que até a salmonela, que causa intoxicação alimentar, está incluída na lista de categorias de prioridades alta ou média.

Tratamento difícil

“No caso das infecções causadas por salmonela multirresistente, há uma tendência em que a infecção seja mais grave e que o tratamento com antibiótico específico seja necessário. E aí, veja a situação: eu tenho uma combinação de uma infecção que é mais grave, em que eu preciso entrar com um antibiótico e justamente neste caso, eu tenho um alto índice de resistência, o que torna o tratamento mais difícil e mais oneroso.”

Outra bactéria muito resistente a drogas causa a gonorreia. Ao publicar a lista, a OMS espera que governos e indústria farmacêutica invistam, o mais rápido possível, na criação de novos medicamentos.

A especialista da OMS Carmem Pessoa da Silva deu mais detalhes do apelo.

Novas opções

“Esta é a lista prioritária de patógenos que causam infecções para os quais as opções terapêuticas são cada vez mais limitadas. Então neste momento, o que a OMS solicita é que concentrem os esforços para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas e também novas opções diagnósticas que possam propiciar o diagnóstico mais fácil, o tratamento mais rápido e mais eficaz.”

O apelo da OMS acontece na mesma semana em que especialistas em saúde dos países do G20 se reúnem em Berlim, na Alemanha, para debater vários assuntos, inclusive a resistência antimicrobiana

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …