Metano pode ser um inesperado sinal de vida em Marte

Kevin M. Gill / Flickr

O Planeta Vermelho

Pesquisadores há tempos atribuem considerável atenção e recursos na busca por metano em Marte.

Inclusive, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Roscosmos deslocaram uma sonda especial para o Planeta Vermelho a fim de encontrar o composto juntamente com o vapor de água e encontrar pistas sobre sua origem.

Uma equipe internacional de cientistas compara as observações realizadas pelos dois veículos espaciais em dias diferentes em 2013, o que confirmou a presença de metano em Marte, seguindo mais de uma década e meia de especulação depois que uma sonda da ESA descobriu a existência de elementos residuais do composto em Marte.

Giuranna et al., Nature Geoscience, 2019

Grade criada para ajudar a determinar a fonte de vestígios de metano encontrado em Marte

O estudo, liderado por Marco Giuranna do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, examinou as medidas do rover Curiosity da NASA e do veículo espacial Europe Mars Express recolhidas em junho de 2013, mostrando definitivamente a presença de quantidades residuais do composto na atmosfera sobre a cratera Gale, uma formação de 154 quilômetros de largura localizada ao longo da linha do equador de Marte e que se credita ser um lago seco.

Isso é muito excitante e totalmente inesperado“, afirmou o Giuranna ao AFP, enfatizando que “duas linhas de investigação completamente independentes apontaram para a mesma área geral da origem mais provável de metano”.

Além de confirmar a presença de metano, os cientistas executaram modelos computadorizados a fim de descobrir sua origem, dividindo a região em torno da cratera Gale em 30 grades de 250×250 km².

O metano provavelmente surgiu debaixo de uma formação rochosa, onde está congelado em forma de chapa sólida e esporadicamente liberado.

Giuranna espera que os entusiastas pela vida em Marte não tirem conclusões precipitadas, observando que, por enquanto, o metano é um potencial “indicador de vida microbiana“, que pode ser produzido por processos abióticos, que acontecem em planetas gasosos e gelados, incluindo Júpiter, Netuno, Saturno e Urano.

De qualquer modo, o astrofísico declarou que o metano “pode adicionar a habitabilidade dos ambientes marcianos, como determinados tipos de micróbios que podem utilizar o metano como uma fonte de carbono e energia“.

Além disso, Giuranna notou que se grandes quantidades de metano forem encontradas, o composto poderia ajudar a “sustentar uma presença humana” em Marte, incluindo uma possível fonte de combustível, ambos para a construção e propulsor para veículos espaciais indo para a Terra. As descobertas de Giuranna foram publicadas pela revista Nature Geoscience.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …