Múltiplos metais (e possíveis sinais de água) são encontrados em exoplaneta

(dr) Instituto de Astrofísica das Canárias

Impressão artística do exoplaneta WASP-127b e da sua estrela hospedeira

Uma equipe internacional de cientistas encontrou “impressões digitais” de múltiplos metais em um dos exoplanetas menos densos já descobertos.

A equipe, da Universidade de Cambridge e do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), usou o Gran Telescopio Canarias (GTC) para observar WASP-127b, um gigante gasoso com céus parcialmente limpos e assinaturas fortes de metais na atmosfera.

O WASP-127b tem um raio 1,4 vezes maior que o de Júpiter, mas apenas 20% da sua massa. O exoplaneta não tem análogo no Sistema Solar e é raro até entre os milhares de exoplanetas descobertos até agora. Demora pouco mais de quatro dias para orbitar sua estrela-mãe e sua temperatura ronda os 1400 K (1127ºC).

As observações de WASP-127b revelam a presença de uma grande concentração de metais alcalinos na sua atmosfera, permitindo a detecção simultânea de sódio, potássio e lítio pela primeira vez em um exoplaneta.

“A detecção de traços de lítio em uma atmosfera planetária é um grande avanço”, afirma o coautor do estudo, Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia de Cambridge. Os resultados foram publicados no Astronomy & Astrophysics Journal.

As absorções de sódio e potássio são muito amplas, o que é característico para atmosferas relativamente limpas. De acordo com o trabalho de modelagem feito pelos cientistas, os céus de WASP-127b são aproximadamente 50% limpos.

“As características particulares destes planetas nos permitiram realizar um estudo detalhado da sua rica composição atmosférica”, diz Dr. Guo Chen, astrônomo pós-doutoral do IAC e autor principal da pesquisa. “A presença de lítio é importante para entender a história evolutiva do sistema planetário e pode lançar luz sobre os mecanismos de formação planetária.”

A estrela-mãe do planeta, WASP-127, é também rica em lítio, o que poderia apontar para que uma estrela AGB – uma gigante vermelha e brilhante milhares de vezes mais luminosa do que o Sol – ou uma supernova, que teria enriquecido a nuvem de material da qual esse sistema foi formado.

Os cientistas também encontraram possíveis sinais de água. “Embora a detecção não seja estatisticamente significativa, já que as características da água são fracas na faixa visível, nossos dados indicam que observações adicionais de luz infravermelha devem ser capazes de detetá-la”, adianta o coautor Enric Pallé, também do IAC.

Os resultados demonstram o potencial dos telescópios terrestres para o estudo das atmosferas planetárias. “A detecção de traços de lítio em uma atmosfera planetária motiva novas observações de acompanhamento e modelagem teórica detalhada para corroborar as descobertas”, diz o coautor Nikku Madhusudhan.

O estudo das atmosferas de exoplanetas com telescópios terrestres está no início, mas os autores pensam que WASP-127b também será um exoplaneta de referência para futuros estudos com telescópios espaciais, como o Telescópio Espacial James Webb, sucessor do Hubble.

Estudos futuros vão revelar a natureza detalhada de WASP-127b como referência para essa nova classe de exoplanetas de densidade muito baixa.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …