Cientistas descobrem que larva de mosca emite gases do efeito estufa

Piet Spaans / Wikimedia

-

A larva da espécie Chaoborus sp libera gás metano na superfície da água

A larva de um tipo de mosca que vive em lagos é responsável pela emissão de quantidades significativas de metano e pelo aumento dos gases do efeito estufa, segundo revela um estudo publicado nesta terça-feira pela “Scientific Reports”.

A pesquisa, liderada pela Universidade de Genebra (Suíça) determinou que a atividade da larva de Chaoborus sp tem um impacto negativo sobre a atmosfera e é, em parte, responsável pela mudança climática provocada por esses tipos de gases.

Este inseto vive em lagos de todo o mundo, exceto na Antártida, e entre um ou dois anos de seu ciclo vital são sob a água em estado larval a profundezas inferiores a 70 metros, explicam os autores.

Durante o dia, a larva de Chaoborus sp se protege dos predadores se escondendo no leito do lago e durante a noite sai à superfície para se alimentar.

Ela está equipada com vesículas ou “bolsas de ar” que regulam seu volume para alterar a profundidade e se deslocar para frente ou para cima.

Os cientistas da Universidade de Genebra, em parceria com o Instituto Leibniz (Alemanha), a Universidade de Potsdam (Alemanha) e a Universidade de Swansea (R. Unido), descobriram que esta larva usa o gás metano (CH4) que encontra nos leitos como combustível para essas vesículas.

Os estudiosos constaram que o inseto libera gás metano na superfície de água, o que não só contribui negativamente ao aquecimento global, mas também modifica as camadas sedimentares do fundo do lago e dificulta a tarefa da paleolimnologia.

A profundezas de 70 metros a larva não pode inflar e desinflar normalmente suas “bolsas de ar” devido à pressão de água, por isso que recorre ao metano para ativar este engenhoso mecanismo de flutuação.

O metano é um gás muito pouco solúvel em água. Sabemos que está presente em quantidades muito grandes em sedimentos pobres em oxigênio e que excede a capacidade de solubilidade em água e que forma pequenas borbulhas”, explica o responsável do estudo, Daniel McGinnis, da Universidade de Genebra.

Em consequência, aponta, existe a hipótese de a larva absorver o excesso de borbulhas gasosas para inflar suas vesículas, ao invés de usar a pressão de água, e chegar até a superfície.

Graças a este “elevador inflável“, a Chaoborus sp economiza até 80% de energia que necessitaria para subir à superfície do lago, reduz sua ingestão de alimento e consegue expandir seu habitat.

A água doce é responsável por 20% das emissões naturais de gás metano, o que absorve até 28 vezes mais calor do que o dióxido de carbono (CO2) e, portanto, tem um impacto significativo sobre o efeito estufa, assinalam os especialistas.

Em condições normais, apontam, o metano se isola e é depositado nos sedimentos dos lagos, mas a larva de Chaoborus sp o tira de sua zona habitual e aumenta as possibilidades que acabe na atmosfera.

“A larva de Chaoborus sp, cuja densidade varia desde os 2 mil aos 130 mil indivíduos por metro quadrado, só é encontrada em águas de baixa qualidade, nas quais contêm, por exemplo, muitos nutrientes”, indica McGinnis.

O especialista sustenta que a melhora da qualidade das águas, o controle da agricultura e o tratamento de resíduos pode retificar a qualidade de água dos lagos e reverter a situação, pois este inseto “também transporta poluentes à superfície nas partículas sedimentares”.

“Em resumo, embora o estudo deste inseto seja fascinante, a presença de Chaoborus sp é sempre uma má notícia para o ecossistema. Ao mesmo tempo, nos dá mais motivos para proteger a boa qualidade de água de nossos lagos“, conclui McGinnis.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …