A Uber é uma das dezenas de empresas que vêm investindo num futuro em que os carros andarão por aí sozinhos. E apesar de a empresa passar a sensação de que está avançando bem rumo a isso ao conduzir testes nas estradas dos Estados Unidos, a verdade é que seus carros autônomos não conseguem andar mais de 1,5 km sem a intervenção de um humano.
O problema foi constatado em um documento interno da Uber que vazou esta semana. Nele, a empresa diz que seus carros estão exigindo intervenção humana a cada 1,2 km percorridos. Os dados estão atualizados até o dia 8 de março e são válidos para 43 veículos ativos da empresa.
O próprio documento revela ainda que esse é um problema que já vem ocorrendo há algum tempo.
Por exemplo, em janeiro deste ano os carros exigiram intervenção de um motorista a cada 1,4 km percorridos. Em fevereiro a média foi de uma intervenção humana a cada 1,6 km percorridos, uma taxa que voltou a cair conforme relatado acima.
E o que isso significa exatamente? Até o momento, há pelo menos duas filmagens de carros da Uber avançando o semáforo vermelho, um problema gravíssimo, mas que aparentemente não acontece a todo momento.
No entanto, de acordo com os documentos obtidos pelo Re/Code, a intervenção humana ocorre principalmente para evitar que os carros subam o meio fio, se enfiem em ruas sem saída ou acelerem repentinamente sem levar em consideração os carros que estão à sua frente.
// CanalTech