Uber começa a usar carros que dirigem sozinhos em São Francisco

Aos poucos a Uber vai expandindo a oferta de carros que dirigem sozinhos em seu serviço de transportes. Depois de passar meses testando os veículos em ambiente controlado e levá-los às ruas de Pittsburgh, na Pensilvânia, nesta quarta-feira (14) a empresa anunciou que eles também estão circulando em São Francisco.

A empresa não disse quantos carros autônomos compõem a frota, mas garantiu que já a partir de hoje os passageiros serão “agraciados” com Volvos XC90 que percorrerão as famosas ladeiras da cidade californiana sem a intervenção de um motorista. Quer dizer, mais ou menos isso.

Embora não admita, a Uber precisa de uma autorização especial do Department of Motor Vehicles – o correspondente ao Detran na Califórnia – para botar carros 100% autônomos nas ruas.

Por isso, a empresa disse que pelo menos um funcionário estará no carro por questões de segurança, para monitorar e assumir o volante se houver necessidade.

“Entendemos que há uma controvérsia sobre a necessidade de precisarmos ou não de uma autorização para lançar carros que dirigem sozinhos em São Francisco, mas acreditamos que não”, disse Anthony Levandowski, diretor do grupo de tecnologias avançadas da Uber numa publicação no blog da empresa.

“No fim das contas, ainda estamos em fases iniciais e nossos carros não estão prontos para sair por aí sem uma pessoa para monitorá-los”, ponderou o executivo.

Ele ainda destaca que 2016 foi um ano de conquistas para a empresa, cujos esforços tornaram a ideia de carros autônomos na plataforma em realidade. À medida que a startup avança nesse sentido, também cresce o número de empresas dispostas a concorrer com ela no segmento.

Nesse aspecto, o Google é a que mais preocupa. A companhia sediada em Mountain View já vem investindo esforços nos tais carros que dispensam motorista há sete anos e nesta terça-feira (13) anunciou a criação da Waymo, empresa-filha especializada nesse tipo de tecnologia e que cuja missão é “tornar fácil e seguro o transporte de pessoas e objetos”.

O escrutínio das entidades reguladoras é outro ponto que preocupa a Uber. “Muitas cidades e estados reconhecem que leis e exigências complexam podem acabar retardando a inovação”, disse Levandowsky.

“Pittsburgh, Arizona, Nevada e a Flórida são exemplos de locais a favor da tecnologia. Nossa esperança é que a Califórnia também venha a compartilhar dessa visão”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …